Publicidade
Início Teletime Câmara aprova integração de redes telefônicas do Brasil e do Peru

Câmara aprova integração de redes telefônicas do Brasil e do Peru

Acordo assinado entre Brasil e o Peru para instalação de um projeto-piloto de integração das redes de telecomunicação da região de fronteira entre os dois países foi a aprovado pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados. O acordo, celebrado em Lima (Peru), em 2013, prevê que o projeto será instalado nas cidades de Assis Brasil, localizada no Estado do Acre, e de Iñapari e Iberia, ambas na província peruana de Tahuamanu.

Notícias relacionadas
A principal novidade do instrumento bilateral é a criação de uma política tarifária única para as cidades, que deverá ser seguida pelas operadoras de telecomunicação que atenderem as localidades. De acordo com o texto, será concedido tratamento de serviço local às ligações realizadas entre as duas cidades peruanas e a brasileira, independente se originadas e destinadas a telefones fixos (incluindo orelhões) ou móveis. Para as ligações a cobrar, a tarifa será a aplicada pelo país da pessoa que aceitar a ligação.

O instrumento bilateral determina que as companhias telefônicas deverão assinar acordos comerciais entre si para a implantação do projeto-piloto. O acordo pode prever a forma de pagamento entre elas. Além disso, as companhias não poderão estender o tratamento especial tarifário a outras cidades.

O acordo será supervisionado pelos ministérios das Comunicações dos dois países e pelas agências reguladoras – Anatel, pelo lado brasileiro, e Organismo Supervisor de Inversión Privada em Telecomunicaciones (Osiptel), no lado peruano. Caberá a eles criar o Comitê de Coordenação Técnica, que vai definir os protocolos técnicos da integração.

A mensagem presidencial foi transformada no Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 53/15, que vai ser analisado agora pelas comissões de Ciência e Tecnologia; e Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, segue para exame do Plenário da Câmara.

Com informações da Agência Câmara.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile