TIM amplia capacidade de rede óptica para conectar antenas e edifícios em 2012

Mesmo com o interesse de investir no 4G, Luciani acredita que o 3G continuará reinando por alguns anos como a oferta principal das operadoras. Por outro lado, acredita que é preciso antes investir na rede de transmissão, atualmente utilizada para o 3G, para colher bons resultados no 4G. “Sem capacidade não há 4G e a transmissão continua sendo o nome do jogo”, diz.

Notícias relacionadas
Por isso, segundo ele, a TIM vem investindo forte tanto em sua rede de transmissão quanto na parte de infraestrutura de acesso. Em São Paulo e Rio de Janeiro, mais de 1 mil antenas foram conectadas com fibra. Esse backhaul ótico dará suporte à evolução da rede para HSPA+, que ampliará o throughput para 42 Mbps. A ideia é avançar essa infraestrutura ótica em 40 grandes cidades do Brasil, sendo nas 12 principais capitais até o final deste ano”, prevê. Até o final do ano a expectativa é de contar com 1,7 mil antenas HSPA+ com backhaul óptico no Rio e São Paulo.

Essa estratégia de fibra na interligação das ERBs, aliás, foi acelerada a partir da sinergia entre a rede da operadora e os cinco mil quilômetros de fibra ótica adquiridos da Atimus, o que gerou não só aumento de capacidade como também redução do Opex com linhas alugadas.

Ultra banda larga

A TIM aproveitou a ocasião para revelar dados sobre sua nova operação de ultra banda larga fixa: a TIM Fiber. A rede de fiber-to-the-home no momento está sendo testada e o serviço deve ser lançado comercialmente no terceiro trimestre de 2012.

Segundo o diretor da TIM Fiber, Rogério Takayanagi, cerca de 1,1 mil prédios foram conectados e, no total, já há autorização de home-passed em 3,6 mil edifícios de São Paulo e Rio de Janeiro. “Estamos conectando 60 a 70 prédios por semana e chegando a uma base de quase a 4 mil prédios”, diz.

De acordo com o executivo, testes de campo estão atingindo níveis de transmissão de 80 Mbps. “Nossa oferta será de 50 a 100 Mbps e terá grande sucesso”, diz ele, que garante que 85% das ofertas de banda larga fixa da concorrência estão abaixo dos 2 Mbps nominal e 1 Mbps real.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!