Primeiras migrações para HSPA+ no Brasil acontecem este ano, projeta Ericsson

As primeiras migrações de operadoras brasileiras para o padrão HSPA+ devem acontecer ainda este ano. A previsão é de Gilson Cereda, diretor da Ericsson, fabricante presente em boa parte das redes 3G instaladas no País. "Basta um upgrade de software", lembra o executivo. Ele ressalta, contudo, duas dificuldades para essa evolução atualmente: a necessidade de mais investimento em backhaul e a falta de terminais a preços acessíveis para HSPA+.
A Ericsson está participando de diversos testes com HSPA+ realizados por operadoras móveis brasileiras. A Claro é uma delas, com testes sendo feitos em sua rede comercial no Rio de Janeiro e São Paulo com equipamentos da fabricante sueca. A Oi informou recentemente a este noticiário sobre seu interesse em realizar a migração para HSPA+ ainda este ano, assim como a Vivo.
O HSPA+ é um passo intermediário entre as redes 3G e 4G. Ele usa o mesmo espectro do 3G e alcança velocidades de até 21 Mbps no downlink trocando apenas os softwares nas ERBs. A expectativa é de que a tecnologia seja adotada em áreas metroplitanas de alta densidade.

Notícias relacionadas
Cereda participou nesta terça-feira, 27, do LTE Latin America 2010, no Rio de Janeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!