Idec envia recomendações para código de conduta de telemarketing das operadoras

telemarketing

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) encaminhou para a Anatel e para a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) uma série de recomendações para combater ligações indesejadas de telemarketing feitas por sistemas automatizados (ou robocalls). Encaminhado na terça-feira, 26, o documento surge um dia após as empresas de telecom se comprometerem a apresentar, no prazo de seis meses, um Código de Conduta para Ofertas de Serviços por meio de telemarketing.

Nesta quarta-feira, 27, o Idec levará tais demandas para a Anatel durante a reunião do Comitê de Defesa dos Usuários de Serviços de Telecomunicações (CDUST). A lista elaborada pela entidade conta com oito pontos. Entre eles, a criação de um cadastro federal de bloqueio de ligações indesejadas e a alteração no Regulamento Geral dos Direitos dos Consumidores (RGC) para proibir as chamadas realizadas por robôs, excetuando-se apenas casos de "interesse geral dos consumidores".

O Idec também solicitou que a Senacon e a Anatel peçam às teles informações sobre eventuais blacklists (listas de telefones de números notoriamente utilizados para spams) e empresas que utilizam a prática, a disponibilização de identificador gratuito para rejeição de chamadas de robocalls e de um serviço gratuito de bloqueio.

Notícias relacionadas

Completam a lista "a aplicação das penalidades previstas no artigo 56 do Código de Defesa do Consumidor, aplicando-se as sanções previstas em caso de descumprimento da Regulamentação e do sistema de bloqueio"; o acompanhamento da evolução do spam telefônico para avaliação dos sistemas de controle e de seu grau de solução; e o apoio a medidas como o fórum Quem Perturba, que identifica números de telefone utilizados para ofertas de produtos e serviços, além de golpes, com acompanhamento e monitoramento das práticas abusivas pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor.

Na segunda-feira, 25, representantes das teles se reuniram com Senacon e Anatel e se comprometeram a implantar um novo mecanismo de autorregulação para o telemarketing, em proposta apoiada por Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo. Na ocasião foi entregue uma carta com seis princípios: ligar para os consumidores apenas em horários adequados, não ligar de forma insistente, respeitar o desejo do consumidor não receber ligações, receber e tratar reclamações sobre ligações indesejadas, garantir a aderência à Lei de Proteção de Dados Pessoais e cooperar na melhoria das práticas de telemarketing em outros setores. A Anatel estima que 30% das ligações de telemarketing estejam relacionadas com as prestadoras de telecom.

"Consideramos positiva a recente mobilização das operadoras, mas consideramos que as medidas elencadas são insuficientes para a resolução do problema", afirmou o líder do programa de Telecomunicações e Direitos Digitais do Idec, Diogo Moyses – que pediu atuação mais incisiva dos órgãos competentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!