São Paulo atinge a meta de 90% dos lares digitalizados

O Ibope aponta em 90% o percentual de domicílios aptos a receber o sinal de TV digital aberta em São Paulo e 38 municípios do entorno no dia de referência em que a pesquisa foi realizada. Com esse resultado, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações deve autorizar o desligamento do sinal analógico de São Paulo na data prevista, na próxima quarta-feira, 29.

A meta de 93% (ou 90%, considerando a margem de erro) foi alcançada mesmo sem necessidade do uso do deflator (redução de aparelhos de tela fina considerados digitais) e a projeção de tendências, que poderia ser usada para basear a decisão. Com essas projeções, o percentual de lares aptos para receber a programação digital da TV aberta sobe para 92%. Se for considerada as classes A e B e C1, as projeções pulam para 96%, enquanto nas classes D e E, esse percentual é de 85%.

Os resultados da pesquisa e a posição dos setores envolvidos sobre o desligamento (e que será levada ao MCTIC) serão debatidos na reunião do Gired (grupo de implantação da digitalização da TV) desta terça-feira, 28. A Entidade Administradora da Digitalização (EAD) será responsável pela apresentação da pesquisa.

Notícias relacionadas

Os números do Ibope também apresentam avanços na digitalização dos beneficiários dos programas sociais do governo federal, que recebem o conversor digital e a antena gratuitamente. De acordo com a pesquisa fechada nesta segunda-feira, 27, o percentual de digitalização dos beneficiários do Bolsa Família em São Paulo passou de 77% para 91%, enquanto o dos beneficiários dos demais programas avançou de 87% para 89%. Restam ainda cerca de 800 mil kits a serem distribuídos.

Além disso, o levantamento mostra que 78% dos entrevistados têm conhecimento do desligamento da TV digital. Na pesquisa anterior realizada em janeiro, esse percentual era de 48%. Outro dado interessante, coletado a partir da audiência dos canais, mostra que hoje apenas 4% da população na região afetada só sintoniza canais analógicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!