Kassab diz que MP com regras para intervenção na Oi será publicada nos próximos dias

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, disse, nesta segunda-feira, 27, que o governo publicará nos próximos dias uma Medida Provisória com as regras para que a Anatel possa intervir na Oi, caso seja necessário. Segundo ele, o governo não quer fazer a intervenção e espera que haja uma solução de mercado para a empresa, que está em processo de recuperação judicial. A MP, na verdade, não é para determinar a intervenção, mas para alterar a legislação de recuperação judicial de forma a permitir que, havendo a intervenção na concessão (prevista desde sempre na Lei Geral de Telecomunicações), as demais empresas do grupo prestadores de serviços essenciais possam ficar sob o mesmo interventor. O problema havia sido apontado por Juarez Quadros, presidente da Anatel, a este noticiário há duas semanas.

"O governo está preparado para fazer intervenção, caso seja necessário, porque é uma obrigação", disse Kassab ao sair do Ministério da Fazenda, após reunião com o ministro Henrique Meirelles, em Brasília, para avaliar o cenário econômico e o orçamento. "O governo não pode colocar recursos, por convicção e porque não tem. A ideia da MP é fechar o arcabouço jurídico que arredonda a intervenção. A Anatel está desde já preparada para fazer uma intervenção. Temos 2 mil municípios onde a Oi opera exclusivamente. Então, veja a responsabilidade do governo para que esses municípios não fiquem desamparados", acrescentou.

O ministro explicou que se a empresa não conseguir a recuperação, o governo compulsoriamente precisa intervir. Pela Lei Geral de Telecomunicações, a Anatel só pode intervir na concessionária (de STFC, no caso), mas, desde a aprovação da lei 12.485/11, as operadoras de telecomunicações unificaram a contabilidade de todos os serviços, como banda larga e telefonia móvel, em um único CNPJ. A MP deve criar as condições para a agência intervir na Oi nesse novo cenário.

Notícias relacionadas

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!