Publicidade
Início Newsletter Europa pressiona WhatsApp pelo fim da criptografia em investigações de terrorismo

Europa pressiona WhatsApp pelo fim da criptografia em investigações de terrorismo

Após o atentado em Londres próximo ao parlamento britânico na última sexta-feira, 24, que terminou com cinco mortes a Europa começou uma nova frente para pressionar a quebra de mecanismos de criptografia de serviços como WhatsApp e Skype com a justificativa de combate ao terrorismo. Alegando que o ataque teria sido arquitetado utilizando o aplicativo de mensagens do Facebook, a secretária de defesa do Reino Unido, Amber Rudd, disse em entrevista à BBC no domingo, 26, que esses serviços não podem ser “um lugar secreto para terroristas se comunicarem entre si”.

Rudd alega que os serviços de inteligência devem ter a habilidade de quebrar a chave de criptografia do WhatsApp, e que as empresas têm responsabilidade em cooperar com a Justiça e agências antiterrorismo. Vale lembrar, contudo, que, segundo a agência de notícias EFE, a polícia britânica afirmou no domingo que não houve informação que sugira complô terrorista, e que o autor do atentado, Khalid Masood, teria atuado sozinho. Além dele, mais quatro pessoas morreram e 50 ficaram feridas.

Na esteira das declarações de Rudd, ministros do interior da Alemanha, Thomas de Maizière, e da França, Matthias Fekl, pediram a mesma coisa no Parlamento Europeu nesta segunda-feira, 27, de acordo com o periódico espanhol Expansión. Eles destacaram que as forças de segurança podem ter acesso a chamadas de voz realizadas por operadoras tradicionais, mas não às que são feitas pelas over-the-top (OTTs). Reclamam que não têm “nenhum instrumento jurídico para acesso aos conteúdos, e pedem à Comissão Europeia que obrigue os provedores OTTs a colaborar “do mesmo modo que obrigam os (provedores) de telefonia”.

Notícias relacionadas

A motivação é diferente, mas o argumento é basicamente o mesmo que levaram a recentes decisões judiciais de bloquear o WhatsApp no Brasil. A justificativa era de que a criptografia fim a fim do aplicativo impedia o avanço de investigações criminais. Por várias vezes, a empresa se defendeu dizendo que nem mesmo ela própria tem acesso aos conteúdos, uma vez que eles só podem ser decodificados pelo destinatário. A última vez que o serviço foi bloqueado aconteceu em julho do ano passado, por decisão da Justiça do Rio de Janeiro. Antes, em maio, a Justiça de Sergipe também decidiu pelo bloqueio do app em todo o País. Em ambos os casos, o serviço foi restaurado menos de 24 horas depois. O STF, que havia suspendido a decisão da Justiça fluminense, abriu uma audiência pública para tratar do assunto em novembro de 2016, encerrando-a em fevereiro deste ano.

Na prática, contudo, o acesso judicial a uma “chave-mestra” para decodificar as mensagens poderia acabar tendo efeito reverso para usuários. O que entidades criticam é que a criação do backdoor enfraquece a segurança para todos os cidadãos, deixando-os expostos à utilização com má fé para perseguição política ou mesmo para criminosos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile