Portal do Grupo RBS lança consulta via SMS

O portal hagah do Grupo RBS lançará no próximo dia 7 de abril um serviço de informações via mensagem de texto (SMS) para consulta ao Guia Local. Trata-se de um guia no estilo ?Páginas Amarelas?, com cerca de 250 mil estabelecimentos jurídicos e profissionais liberais que atuam hoje em oito regiões de três Estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Os usuários de telefone celular poderão enviar a pergunta para o número do SMS (42424 – que no teclado significa hagah) e fazer a consulta relativa a qualquer item do guia. Receberá três opções de resposta e poderá também refinar a pesquisa. O custo é de R$ 0,10 por SMS. Em 60 dias será lançada a consulta ao guia via WAP e em outras tecnologias. Já está disponível para PDAs. Em breve o portal deverá expandir-se para outros Estados.
Lançado em abril de 2006, o portal conta com 100 mil visitas por dia pela internet. Número idêntico de SMS poderá ser atingido em um ano, acredita a vice-presidente da unidade internet inovação do grupo RBS, Silvia de Jesus. O modelo de negócios e o valor da mensagem foi acertado com as operadoras móveis Vivo, Claro e Brasil Telecom. O serviço será lançado sem a TIM, que ainda está negociando e não firmou o contrato. No caso do WAP, o tráfego será no modelo de negócios das teles e haverá rateio da receita entre os participantes.
Os estabelecimentos e profissionais que constam no guia representam cerca de 90% dos provedores de serviços de entretenimento e ajuda às pessoas em suas necessidades do dia a dia, nas áreas de abrangência, calcula Silvia. O diferencial em relação a concorrentes, segundo ela, é que todas as informações são verificadas e atualizadas constantemente por uma equipe de 40 pessoas, de um total de 80 que trabalham para o portal. Além disto, os dados de cada estabelecimento são bastante detalhados, com mapa, endereço completo, opiniões do público e até telefone direto pago pela empresa ou profissional listado, bastando um clique. O serviço está evoluindo também para o geoposicionamento, mas a penetração ainda é considerada muito baixa.

Notícias relacionadas
Assim como nas Páginas Amarelas, a empresa anunciada pode optar por aparecer com destaque ou nos primeiros lugares da consulta, mediante contrato de seis, 12 ou 24 meses, ao custo médio entre R$ 90 e R$ 100 por mês. Para os demais casos, a publicação é grátis.

Alimentar jornais do grupo

A partir da próxima segunda-feira, 31, o hagah passará também a alimentar o jornal Zero Hora, do Rio Grande do Sul, e depois A Notícia, de Joinville, atingindo na seqüência seis dos oito jornais do Grupo RBS (os populares Diário Gaúcho e A Hora de Santa Catarina não têm caderno de entretenimento e, portanto, ficarão de fora). O serviço do portal substituirá os guias diários elaborados atualmente pelos jornais. Silvia disse que o hagah surgiu porque existia um gap na prestação de serviços: ?Vimos a oportunidade e é muito complementar às nossas mídias, com rádio, TV e jornais.?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!