Tahto reduz custos em R$ 2,7 milhões com inteligência artificial da IBM

Imagem: Freepik

Ao longo de 2024, a Tahto (empresa de customer experience e terceirização de processos do grupo Oi) reduziu custos operacionais em R$ 2,7 milhões ao aplicar soluções de Inteligência Artificial (IA) da IBM.

A estratégia também resultou em um aumento de 10% no eNPS (método que permite às organizações medirem o nível de engajamento dos seus colaboradores) e 5% na produtividade, segundo a companhia.

Com o auxílio de tecnologias como IBM Cloud Pak for Data, Watsonx.data e outras soluções de organização e gerenciamento de dados aliados a modelos de IA, a Tahto analisou cerca de 112 indicadores de desempenho de seus colaboradores.

Notícias relacionadas
Thiago Moraes, líder de Indústria de Telecomunicações na IBM Brasil

Mais adiante, definiu métricas relacionadas aos objetivos, metas e realizações de cada um deles, fornecendo insights sobre o comportamento e a produtividade das equipes em mais de 200 processos da companhia.

"A expertise da IBM em dados e IA fez com que pudéssemos entregar insights sólidos à Tahto, que realmente reverberaram diretamente na dinâmica de atendimento, com resultados comprovados de eficiência", afirma o líder de Indústria de Telecomunicações na IBM Brasil, Thiago Moraes.

Para alcançar as evoluções necessárias, a companhia lançou a iniciativa Algoritmo de Metas Pessoal, que tem o objetivo de melhorar a motivação e a produtividade da equipe, bem como alinhar as metas corporativas a serem alcançadas por cada colaborador. O projeto foi implementado no âmbito de uma matriz mais abrangente que possui 25 mil planos de metas, baseada nas competências de cada funcionário.

Carlos Fuhr, gerente de BI e Big Data na Tahto

A Algoritmo de Metas é considerada uma parte importante da Guilda, uma solução da Tahto que agiliza atendimentos e trabalha no engajamento de equipes por meio de gamificação, metas personalizadas e ações direcionadas.

"Começamos essa jornada de otimização com o objetivo de aumentar o engajamento e a produtividade dos colaboradores e as soluções da IBM superaram nossas expectativas com uma margem bastante significativa", explica o gerente de BI e Big Data na Tahto, Carlos Fuhr.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!