Ao longo de 2024, a Tahto (empresa de customer experience e terceirização de processos do grupo Oi) reduziu custos operacionais em R$ 2,7 milhões ao aplicar soluções de Inteligência Artificial (IA) da IBM.
A estratégia também resultou em um aumento de 10% no eNPS (método que permite às organizações medirem o nível de engajamento dos seus colaboradores) e 5% na produtividade, segundo a companhia.
Com o auxílio de tecnologias como IBM Cloud Pak for Data, Watsonx.data e outras soluções de organização e gerenciamento de dados aliados a modelos de IA, a Tahto analisou cerca de 112 indicadores de desempenho de seus colaboradores.
Mais adiante, definiu métricas relacionadas aos objetivos, metas e realizações de cada um deles, fornecendo insights sobre o comportamento e a produtividade das equipes em mais de 200 processos da companhia.
"A expertise da IBM em dados e IA fez com que pudéssemos entregar insights sólidos à Tahto, que realmente reverberaram diretamente na dinâmica de atendimento, com resultados comprovados de eficiência", afirma o líder de Indústria de Telecomunicações na IBM Brasil, Thiago Moraes.
Para alcançar as evoluções necessárias, a companhia lançou a iniciativa Algoritmo de Metas Pessoal, que tem o objetivo de melhorar a motivação e a produtividade da equipe, bem como alinhar as metas corporativas a serem alcançadas por cada colaborador. O projeto foi implementado no âmbito de uma matriz mais abrangente que possui 25 mil planos de metas, baseada nas competências de cada funcionário.
A Algoritmo de Metas é considerada uma parte importante da Guilda, uma solução da Tahto que agiliza atendimentos e trabalha no engajamento de equipes por meio de gamificação, metas personalizadas e ações direcionadas.
"Começamos essa jornada de otimização com o objetivo de aumentar o engajamento e a produtividade dos colaboradores e as soluções da IBM superaram nossas expectativas com uma margem bastante significativa", explica o gerente de BI e Big Data na Tahto, Carlos Fuhr.