64% dos brasileiros têm banda larga e celular de operadoras diferentes

Imagem: Picjumbo.com/Pexels

No mercado brasileiro de telecomunicações, 64% dos consumidores ainda optam por contratar pacotes de banda larga com provedores de Internet diferentes da operadora do plano de telefonia móvel que possuem, indica uma pesquisa realizada com cerca de 50 mil usuários de serviços. 

Os dados fazem parte do Relatório Conexão 2025, elaborado pela plataforma de comparação MelhorPlano.net (parte do grupo Méliuz). Na pesquisa, apenas 24% dos participantes declararam ter um contrato de banda larga e plano de celular da mesma operadora. Outros 11% não souberam responder.

A taxa de 24% dos usuários com os dois produtos da mesma operadora é semelhante à identificada em outra pesquisa abordada por TELETIME no ano passado, elaborada pela consultoria Oliver Wyman. Ela indicava que no Brasil, apenas 23% tinham a mesma operadora na banda larga e celular.

Notícias relacionadas

Contratação avulsa

Ainda de acordo com a pesquisa da MelhorPlano.net, as contratações individuais ou avulsas têm a maior representatividade em comparação aos combos e produtos de uma mesma operadora. Isso porque 44% dos respondentes da pesquisa afirmaram ter contratado individualmente todos os serviços de telecom que possuem.

Por outro lado, há 20% que disseram ter adquirido um combo com todos os produtos que dispõem, enquanto 5% afirmaram ter contratado um combo com parte dos serviços, mas com demais produtos de forma separada. 

Ainda que as operadoras nacionais geralmente tenham portfólios mais completos com oferta de banda larga, TV por assinatura e telefonia, o relatório também indica que ainda seria uma preferência do consumidor somente um serviço de telecom por provedor (59%).

Ainda assim, ao menos 23% dos usuários são atendidos pela companhia com dois tipos de produtos de telecom – aqui também entram na conta a TV por assinatura, telefonia fixa e streaming.

Já 13% possuem três serviços da mesma companhia. De acordo com o estudo, apenas 4% dos respondentes disseram ter quatro produtos de telecom de uma mesma operadora.

Segundo as autoras do relatório, a perspectiva de contratação de banda larga e telefonia móvel de forma avulsa é "significativa para os Provedores de Pequeno Porte (PPP), que já representam mais da metade do setor de Telecom no Brasil segundo dados da Anatel".

O mercado de banda larga brasileiro, vale lembrar, é um dos mais pulverizados do mundoPor aqui, as competitivas representaram mais da metade dos acessos ao final de 2024.

Metodologia

Para a realização do Relatório Conexão, foram executadas trinta pesquisas referentes a serviços de telecom, entre 2 de dezembro de 2024 e 2 de janeiro de 2025. No total, foram coletadas 49,6 mil respostas de consumidores no período.

O relatório completo também inclui os índices de Internet residencial no Brasil, a nível nacional e regional, e levou em consideração 9,7 milhões de testes de velocidade no país em 2024.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!