Publicidade
Início Newsletter ITU vê Brasil como exemplo de inclusão por meio de políticas de...

ITU vê Brasil como exemplo de inclusão por meio de políticas de telecomunicações

A secretária geral da União Internacional de Telecomunicações (ITU), Doreen Bogdan-Martin, usou o exemplo brasileiro de incluir metas de conectividade em escolas como um exemplo positivo daquilo que a principal entidade global de telecomunicações considera como essencial no esforço de cumprimento das metas de desenvolvimento. “Há dois anos o Brasil colocou conectividade em escolas como parte do processo de 5G, e isso é o que eu chamo de ser inovador. Precisamos pensar grande e ser ousados”.

Em sua apresentação no Mobile World Congress 202, que acontece esta semana em Barcelona, Bogdan-Martin falou sobre os desafios do setor de telecomunicações, não apenas de conectar ainda 2,7 bilhões de pessoas não conectadas, mas de contribuir com a sustentabilidade, correção das desigualdades sociais e econômicas.

Ela destacou algumas preocupações urgentes da ITU. Uma delas é com a questão do acesso e sustentabilidade do espaço. Para a entidade, é importante assegurar que diferentes países tenham acesso a órbitas e frequências para conectividade satelital, assim como assegurar um ambiente seguro. A preocupação da ITU se alinha com uma das iniciativas sugeridas pelo Brasil para a conferência mundial da UIT no ano passado, justamente no sentido de colocar as novas questões de ocupação do espaço, sobretudo com a disseminação das constelações de órbita baixa (LAN), no esforço de estudos e atenção da ITU.

Notícias relacionadas

Outro ponto trazido pela secretária geral da União Internacional de Telecomunicações foi em relação aos esforços de padronização necessários. Ela destacou a expectativa de que o 6G seja padronizado ao final deste ano com o IMT-2030, e que terá como grande novidade a inclusão de requisitos de sustentabilidade energética entre as especificações do padrão.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile