Nokia anuncia solução para fatiamento em redes 4G e 5G

Foto: Pixabay

Uma nova solução para fatiamento de rede (ou network slicing) aplicável tanto em redes 5G quanto na infraestrutura 4G (LTE) já existente foi anunciada nesta quinta-feira, 27, pela fornecedora Nokia. A funcionalidade deve estar disponível ao mercado até o verão do hemisfério norte (entre junho e setembro).

O fatiamento seria instalado através de um upgrade de software em redes 4G ou 5G não standalone, com migração para o 5G standalone assim que esta estiver disponível. A dinâmica deve permitir novas ofertas de telecomunicações na área corporativa (como wireless privado e Internet das Coisas) e no acesso fixo sem fio (FWA).

Notícias relacionadas

Além do portfólio de rádio, a Nokia ainda deve oferecer suporte para a solução nas partes de core e transporte de rede. A solução fim a fim anunciada também deve funcionar em um cenário de múltiplos vendors, segundo a fornecedora de equipamentos e software.

A tecnologia anunciada pela Nokia foi desenvolvida ao lado da operadora finlandesa Telia e da austríaca A1. Segundo dirigentes das duas empresas, o fatiamento de rede será fundamental para a criação de novas verticais de mercado e receitas. No momento, a Nokia já vem testando o network slicing 4G/5G ao lado de alguns clientes a partir de redes definidas por software (SDN).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.