Publicidade
Início Newsletter Entidades assinam acordo para desenvolver soluções interoperáveis de OpenRAN

Entidades assinam acordo para desenvolver soluções interoperáveis de OpenRAN

Foto: Life-Of-Pix / Pixabay

Com o fim de unificar o direcionamento para a tecnologia OpenRAN, a O-RAN Alliance e o Telecom Infra Project anunciaram nesta semana um “acordo de articulação” para garantir “o alinhamento na área de foco compartilhado do desenvolvimento de soluções interoperáveis” da rede móvel de acesso de rádio. Com essa parceria, a ideia é a de compartilhar informações, referenciar especificações e realizar esforços conjuntos de teste e integração.

Em comunicado enviado na terça-feira, 25, as duas entidades afirmaram que há uma complementaridade de visões e missões para a implantação da tecnologia de infraestrutura desagregada de ponta a ponta. A primeira atividade conjunta será o lançamento de documento de requisitos da plataforma de estações radiobase OpenRAN 5G New Radio com referências normativas às especificações da tecnologia de código aberto.

“Em toda a comunidade TIP, estamos vendo uma demanda crescente e alcançamos um progresso significativo nas implantações do OpenRAN em todo o mundo”, disse no comunicado o diretor executivo do Telecom Infra Project, Attilio Zani. O executivo afirma que ambas vão trabalhar juntas para soluções interoperáveis de 5G na rede de acesso.

Notícias relacionadas

Operadoras brasileiras já consideram a utilização da tecnologia OpenRAN. Oi confirmou testes, enquanto a Claro afirma estar atenta. Já os provedores regionais estão observando os rumos da tecnologia.

A O-RAN Alliance é uma comunidade com mais de 160 operadoras móveis e que desenvolve especificações de RAN abertas. Já o Telecom Infra Project é também uma comunidade de empresas, mas fundada pelo Facebook e que tem a Telefónica como um dos parceiros. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile