5G já está presente em 34 países, diz relatório da Viavi

O começo de 2019 trouxe uma expansão da cobertura 5G no mundo, de acordo com relatório desenvolvido pela fornecedora Viavi Solutions e divulgado nesta semana. Em janeiro, redes de quinta geração comerciais – incluindo acessos móveis e fixos (FWA) – estavam presentes em 378 cidades distribuídas em 34 países. E, de longe, a cobertura sul-coreana é a maior com a tecnologia. 

O relatório contabiliza 85 cidades na Coreia do Sul, que é seguida pela China, com 57 cidades; Estados Unidos, com 50; e Reino Unido, com 31 cidades. Além desses maiores locais, a empresa destaca 24 cidades na Arábia Saudita; 15 na Espanha; 11 nos Emirados Árabes Unidos; e dez na Austrália, na Alemanha e na Romênia, cada.

Apesar das duas primeiras colocações, a Ásia é a segunda região com mais cobertura (156 cidades), ficando atrás do bloco Europa, Oriente Médio e África (EMEA), que conta com 168 cidades. A região das Américas conta com 54 cidades, o que significa que apenas 4 são fora dos Estados Unidos: Suriname, Trinidad & Tobago e Uruguai. 

Notícias relacionadas

O relatório aponta para a tendência natural de operadoras escolherem as maiores cidades, mas a CTO da Viavi, Sameh Yamany, diz que "há uma mistura arrebatadora de otimismo com medo". Para ele, as oportunidades de aplicações comerciais para gerar novos fluxos de receita levam às expectativas positivas, ainda que não seja de imediato. Mas o medo é de perder a "batalha de marketing de curto prazo pelos operadores rivais se não forem rápidos o suficiente em suas atividades".

Os dados da Viavi foram compilados "a partir de fontes publicamente disponíveis" e para fins informativos. O relatório pode ser baixado clicando aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!