Telas flexíveis e redes inteligentes são o futuro, diz Telefônica

Como será a telefonia celular em 2023? Essa foi a pergunta feita para alguns executivos internacionais em um painel sobre inovação realizado nesta quarta-feira, 27, no Mobile World Congress (MWC), em Barcelona. As melhores respostas partiram do diretor de desenvolvimento de produtos e inovação da Telefônica, Carlos Domingo. Ele apontou várias tendências, com ênfase em três: redes inteligentes, telas ultrafinas e robôs conectados.

Existe hoje uma variedade imensa de redes sem fio usando frequências e padrões diferentes, como 2G, 3G, 4G, Wi-Fi, Bluetooth etc. Na opinião de Domingo, as operadoras precisam aprender a usar essas redes simultaneamente e de forma inteligente, direcionando seu assinante para a infraestrutura que for mais adequada à utilização daquele momento. "Haverá várias camadas de rede: macro, micro e nano. A seleção da rede vai depender da velocidade requerida para cada aplicação", explicou. Sua observação está em consonância com o que disse o CTO global do grupo Telefônica na terça-feira, em coletiva no MWC.

Outra inovação aguardada são telas ultrafinas e flexíveis. Um protótipo foi apresentado na CES, em janeiro, em Las Vegas, pelo presidente da Samsung. Isso permitirá levar displays para lugares onde não se imaginava hoje, como roupas e ao redor de objetos de qualquer formato. "Haverá um impacto na rede, por causa da demanda por conectividade vindo dos lugares mais inesperados", disse Domingo.

O executivo também projeta muitas inovações para a comunicação entre máquinas, especialmente de robôs. Ele citou o exemplo do robô da Nasa em Marte, que envia do planeta vermelho uma mensagem para o Twitter todo dia. "Se hoje um robô em Marte consegue publicar no Twitter, imaginem o que faremos em 2023", comparou.

Pitching

O painel sobre inovações incluiu um concurso no formato de "pitching", em que seis jovens empresas apresentaram suas soluções inovadoras em três minutos e meio cada uma, diante de um júri composto por executivos internacionais. Nenhuma, entretanto, pareceu atender às expectativas do público: boa parte da plateia foi embora antes da votação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

I accept the Privacy Policy

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.