Telas flexíveis e redes inteligentes são o futuro, diz Telefônica

Como será a telefonia celular em 2023? Essa foi a pergunta feita para alguns executivos internacionais em um painel sobre inovação realizado nesta quarta-feira, 27, no Mobile World Congress (MWC), em Barcelona. As melhores respostas partiram do diretor de desenvolvimento de produtos e inovação da Telefônica, Carlos Domingo. Ele apontou várias tendências, com ênfase em três: redes inteligentes, telas ultrafinas e robôs conectados.

Notícias relacionadas
Existe hoje uma variedade imensa de redes sem fio usando frequências e padrões diferentes, como 2G, 3G, 4G, Wi-Fi, Bluetooth etc. Na opinião de Domingo, as operadoras precisam aprender a usar essas redes simultaneamente e de forma inteligente, direcionando seu assinante para a infraestrutura que for mais adequada à utilização daquele momento. "Haverá várias camadas de rede: macro, micro e nano. A seleção da rede vai depender da velocidade requerida para cada aplicação", explicou. Sua observação está em consonância com o que disse o CTO global do grupo Telefônica na terça-feira, em coletiva no MWC.

Outra inovação aguardada são telas ultrafinas e flexíveis. Um protótipo foi apresentado na CES, em janeiro, em Las Vegas, pelo presidente da Samsung. Isso permitirá levar displays para lugares onde não se imaginava hoje, como roupas e ao redor de objetos de qualquer formato. "Haverá um impacto na rede, por causa da demanda por conectividade vindo dos lugares mais inesperados", disse Domingo.

O executivo também projeta muitas inovações para a comunicação entre máquinas, especialmente de robôs. Ele citou o exemplo do robô da Nasa em Marte, que envia do planeta vermelho uma mensagem para o Twitter todo dia. "Se hoje um robô em Marte consegue publicar no Twitter, imaginem o que faremos em 2023", comparou.

Pitching

O painel sobre inovações incluiu um concurso no formato de "pitching", em que seis jovens empresas apresentaram suas soluções inovadoras em três minutos e meio cada uma, diante de um júri composto por executivos internacionais. Nenhuma, entretanto, pareceu atender às expectativas do público: boa parte da plateia foi embora antes da votação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!