NSN espera ter tecnologia de LTE para faixa rural em 450 MHz no segundo semestre

A fabricante Nokia Siemens Networks está tocando a todo vapor o projeto de desenvolvimento da tecnologia de rádios que operem com LTE na faixa de 450 MHz. O protótipo da tecnologia deve estar disponível no terceiro trimestre, com perspectiva de vendas a partir de 2014. A fabricante ainda não disputa nenhuma RFP para fornecimento de tecnologia para 450 MHz, até porque as operadoras ainda não estão fazendo pedidos, mas acredita que a demanda deve ser grande a partir do segundo semestre. A NSN também vê interesse de outros países no LTE em 450 MHz, como Suécia e Nova Zelândia, e por isso aposta que a tecnologia evoluirá no portfólio da empresa. A ideia da NSN é, em conjunto com um parceiro local, nacionalizar completamente a tecnologia de LTE em 450 MHz.

Notícias relacionadas
Planejamento de rede 3D

Outra novidade da empresa é uma nova plataforma planejamento de rede que trabalha com dados em 3D. Ou seja, além de serem consideradas distância entre redes móveis, a ferramenta analisa a altura dos edifícios de uma cidade e o impacto efetivo que isso tem na propagação dos sinais. Isso faz com que o nível de precisão entre o planejado e o dado real seja muito  parecido. O segredo são as bases de dados disponíveis. O Google, por exemplo, tem essa informação sobre a planta tridimensional de centenas de cidades (são os contornos dos p'rdios que se pode fazer uma qperquisa. A plataforma da NSN nesse sentido tem 600 terabytes acumulados e cresce a cada dia, pois além dos dados geográficos e urbanístico das cidades, e das características  tridimensionais de todos os edifícios dessas localidades, a ferramenta de planejamento também analisa base de dados de redes sociais para identificar regiões com alta demanda. Com isso, é possível fazer um planejamento mais preciso de macro, micro e picocélulas na rede da operadora. No Brasil, o mapeamento 3D está disponível em todas as capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes.

Rádio sem fronteira

Ainda como protótipo, a NSN anuncia uma tecnologia de enlaces que promete desbravar uma área nova para operadoras e reguladores. O enlace transmite na frequência de 80 GHz, não licenciada e portanto livre para uso no Brasil. Mas, mais do que isso, totalmente livre de interferência. São links curtos, de 500 metros, mas que conseguem 1 Gbps de velocidade. Trata-se de uma solução em desenvolvimento que deve chegar ao mercado a partir do próximo ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!