Visa e Vodafone firmam acordo para solução de m-wallet com NFC

A Visa e a Vodafone, uma das maiores operadoras móveis do mundo, com 398 milhões de assinantes, anunciaram um acordo para o lançamento este ano de um serviço de carteira eletrônica  móvel (ou m-wallet) usando a tecnologia de comunicação por aproximação (NFC, na sigla em inglês). Na prática, os assinantes da Vodafone poderão usar seus celulares como se fossem carteiras e realizar compras de pequeno valor apenas aproximando o telefone de um POS habilitado e conectado à plataforma da Visa. Para compras de maior valor será necessário digitar uma senha. O limite para essa exigência não foi divulgado ainda.

Notícias relacionadas
O serviço será oferecido utilizando o sistema de conta pré-paga da Visa, em parceria com bancos emissores. A identificação do cliente será feita através do SIMcard dentro do telefone. Os primeiros mercados a receber a novidade serão Alemanha, Espanha, Inglaterra, Holanda e Turquia.

Análise

Por muitos anos se disse que serviços de pagamento móvel não decolavam porque os setores financeiro e de telecomunicações não conseguiam se entender: nenhum dos lados queria abrir mão do controle sobre o cliente. O acordo entre Visa e Vodafone é um sinal de que os dois setores estão finalmente resolvendo suas divergências e provavelmente servirá de estímulo para outras iniciativas do gênero ao redor do mundo.

Chama a atenção também o uso de NFC. A tecnologia, cada vez mais presente em novos modelos de smartphones, começará a render cases de porte este ano. E não apenas para fins financeiros, mas também para controle de entrada em eventos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!