Serviços over-the-top também assustam operadoras móveis

Para toda a indústria de telecomunicações, o crescente fenômeno dos serviços que rodam sobre a rede de banda larga, conhecidos como over-the-top (OTT) e oferecidos por empresas como Google, Netflix e outras, são um pesadelo. No caso das operadoras móveis, o pesadelo está apenas começando, já que apenas recentemente, com a popularização dos smartphones, o tráfego de vídeo e serviços em nuvem começou a ser uma realidade. Para Franco Bernabè, presidente da GSM Association e da Telecom Italia, os serviços OTT são ao mesmo tempo uma oportunidade e um grande desafio. "São serviços demandados pelos usuários, que criam tendências e que mostram o caminho a seguir", diz ele. "Mas por outro lado, nem sempre estes serviços entendem a complexidade da rede e como respeitá-la". Um problema clássico apontado pelos engenheiros de telecomunicações é o excesso de aplicativos que solicitam informações sobre a localização do usuário. Esse é um tipo de comunicação extremamente danoso à rede pois acontece, muitas vezes, sem que o aplicativo esteja sequer sendo rodado.

Notícias relacionadas
Bernabè relembra que o tráfego de dados cresceu, de 2000 para cá, 8 vezes nas redes móveis, e deve ser multiplicado por 18 vezes nos próximos 5 anos. "Hoje, apenas 12% da base das operadoras móveis é composta por smartphones, mas eles já geram 80% do tráfego na rede", diz.

Para ele, é importante que toda essa inovação criada por serviços over-the-top venha, primeiramente, de plataformas abertas, "e que entendam e respeitem a complicação das redes móveis, sem sinalização desnecessária que muitas vezes derrubam as redes", alertou.  A sinalização é um drama para as redes móveis, mais grave até do que o tráfego de dados em si. Trata-se da comunicação entre aparelhos e a rede que acontece independentemente de o usuário estar utilizando algum serviço. Os sistemas operacionais abertos a múltiplos aplicativos, como Android e iOS, da Apple, são especialmente agressivos em relação à sinalização que geram na rede móvel. "Esperamos ter 353 milhões de usuários LTE em cinco anos, então essas questões se tornarão ainda mais críticas", disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!