Nokia anuncia smartphone com resolução de até 38 megapixels

Parece coisa de outro planeta e está bem próximo disso: os engenheiros da Nokia se inspiraram na tecnologia de imagem utilizada por satélites para criar o Nokia 808 Pure View, smartphone com lentes Carls Zeiss e sensor de 41 megapixels, capaz de tirar fotos com resolução de até 38 megapixels. Para demonstrar a qualidade da imagem, a empresa exibiu em uma parede de seu stand no Mobile World Congress, em Barcelona, uma foto tirada com o Nokia 808 impressa no formato de um enorme banner.

Notícias relacionadas
O aparelho permite tirar fotos com resoluções menores (como 3 ou 5 megapixels), até para viabilizar o compartilhamento dos arquivos, que ficam muito grandes com 38 MP. Nas resoluções mais baixas, porém, a tecnologia Pure View oferece como vantagem uma melhor absorção da luz. Com preço sugerido de 450 euros (sem subsídios nem impostos), o produto deve chegar ao mercado europeu em maio.

Análise

Cabe ressaltar que o Nokia 808 é um aparelho com sistema operacional Symbian, que mais cedo ou mais tarde será descontinuado pela Nokia. Aparentemente, a fabricante reservou a novidade do Pure View para o Symbian justamente para valorizar um pouco mais o sistema e tornar o 808 atrativo a uma parcela dos consumidores. A tecnologia, entretanto, será levada para smartphones com o sistema Windows Phone no futuro.

Lumia

A Nokia apresentou também seu quarto modelo com Windows Phone, o Lumia 610. Trata-se da versão mais barata até o momento dessa série, com preço sugerido de 189 euros. Os rumores sobre seu lançamento já circulavam entre analistas internacionais há algumas semanas.

Outra novidade: Lumia 900, aparelho com LTE anunciado para o mercado norte-americano na última CES, ganhará uma versão para HSPA+ de duas portadores e será lançado na Europa ao preço sugerido de 480 euros. O Lumia 900 e o Lumia 610 chegarão às lojas no segundo trimestre.

Serviços

Se a Sony Ericsson quer se diferenciar no mercado de smartphones com seu conteúdo de música e vídeos, a Nokia aposta em seus serviços de localização e navegação. Depois de prover o Nokia Maps de graça, a empresa anunciou agora o Nokia Transport, que fornece informações em tempo real sobre transporte público, como ônibus e metrô, de mais de 500 cidades ao redor do mundo. O Lumia 610 será o primeiro aparelho com esse serviço embarcado.

Outra novidade é  o Nokia Reading, com oferta de livros e notícias para leitura em smartphones.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!