Discussão sobre HTML5 domina painel sobre apps

No ano passado, HTML5 era ainda pouco abordado nas discussões sobre conteúdo móvel no Mobile World Congress. Agora, virou discussão obrigatória, mesmo em um painel cujo assunto não era a tecnologia em si, mas o modelo de negócios dos aplicativos móveis. Entre os palestrantes estava Rob Grimshaw, diretor do FT.com, versão web do jornal Financial Times, caso mais emblemático de empresa que embarcou no HTML5. No ano passado, o FT.com retirou-se da App Store da Apple e decidiu ter um app apenas em HTML5. "Acharam que éramos loucos. Mas a Apple queria ficar com 30% da receita e controlar o relacionamento com o cliente. Não teríamos futuro em mobilidade se aceitássemos essas condições", justificou. Desde que a decisão foi tomada, a audiência móvel do Financial Time aumentou 50%. Atualmente, 20% do tráfego web do veículo vem de dispositivos móveis. Ao todo, o jornal tem 260 mil assinantes digitais. Entre 15% e 20% das novas assinaturas são para uso em dispositivos móveis. "Eu acho, sim, que o HTML5 vai acabar com os apps nativos", declarou Grimshaw.

Notícias relacionadas
Desenvolvedores menores presentes no painel discordaram. Eugene Tsyrklevich, do Parkopedia.com, um app utilitário de trânsito, lembrou o problema da visibilidade dos apps. "O FT.com não tem esse problema porque é uma marca conhecida", replicou. Porém, ele admite que o HTML5 tem como vantagem a rapidez na atualização do conteúdo. "Esperar sete dias para a aprovação de uma app store é complicado", disse o executivo.

Vincent Hoogsteder, CEO da Distmo, empresa de pesquisa que analisa números relacionados a apps móveis, entende que há espaço tanto para apps nativos quanto para aqueles em HTML5. "Não há uma bala de prata salvadora que se aplique para todos os apps. Nem mesmo se considerado um único ecossistema ou um único aparelho. O uso varia muito e é extremamente fragmentado", comentou o executivo. Para ele, o HTML5 não levará à extinção dos apps nativos e tampouco acabará com o modelo de lojas de aplicativos. "Claro que o HTML5 facilita a distribuição para múltiplos sistemas. Mas as pessoas gostam de lojas de aplicativos. Gostam de ter um lugar onde encontram todos os apps que procuram. O que vai acontecer é o fortalecimento de lojas de aplicativos em HTML5", previu. Vale lembrar que uma das maiores lojas de aplicativos HTML5 do mundo é a Zeewe, criada pela brasileira Movile.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!