Publicidade
Início Newsletter Consulta definirá eixos temáticos do próximo IGF

Consulta definirá eixos temáticos do próximo IGF

O Multistakeholder Advisory Group (MAG), que em tradução livre significa Grupo Consultivo Multiessetorial, do Secretariado-Geral das Nações Unidas, abriu uma chamada para validação dos eixos temáticos que devem integrar o programa da edição do Internet Governance Forum (IGF) de 2020. O prazo para contribuições vai até o dia 6 de fevereiro. Em 2020 acontece a 15º edição do Fórum, na Polônia, e reúne todos os grupos interessados em debater temas relacionados a Internet.

O processo de construção dos eixos temáticos do IGF 2020 repete o processo realizado em 2019. Durante o IGF de 2019, que aconteceu em Berlim, foram recebidas contribuições dos grupos interessados durante a sessão de microfone aberto. As contribuições recebidas indicaram que os temas do próximo IGF deveriam ter como eixos governança de dados; inclusão digital; e segurança, proteção, estabilidade e resiliência. Dois temas adicionais foram identificados – mudança climática e sustentabilidade ambiental e economia digital – como questões importantes que devem ser consideradas para o programa de 2020, uma vez que estão no centro das atuais discussões globais e processos políticos.

Para facilitar e acomodar a variedade de subtemas e questões vinculadas aos três eixos, o MAG propôs simplificar a redação dos eixos para: Dados (adaptado da Governança de Dados); Inclusão (adaptada da inclusão digital); e Confiança (adaptado de Segurança, proteção, estabilidade, resiliência).

Notícias relacionadas

A proposta do grupo multissetorial foi de simplificar os títulos dos eixos, mas ainda vinculá-los claramente às contribuições recebidas em 2019, o que permitirá aprofundar a discussão na edição de 2020, além de permitir que novos subtemas e problemas em cada eixo sejam abordados. Para acomodar os temas sugeridos adicionais (sustentabilidade ambiental/mudança climática e economia digital), o MAG propõe dois caminhos: integrá-los nos atuais eixos principais ou adicionar um quarto eixo principal chamado de “Sustentabilidade”.

Através deste processo consultivo, o MAG deseja, além de validar os eixos propostos, obter informações sobre como lidar com as propostas de temas adicionais. Especificamente, o grupo quer saber:

  1. Que questões, subtemas e/ou questões ou soluções políticas devem ser abordadas dentro de cada um desses três eixos temáticos?
  2. Quais são as questões, subtemas e/ou questões políticas ou soluções mais importantes relacionadas à sustentabilidade ambiental/mudança climática e economia digital?

Todas as partes interessadas podem contribuir para esta chamada respondendo ao formulário clicando aqui.

O Multstakeholder Advisory Group foi criado como um grupo consultivo pelo Secretário-Geral da ONU. Seu objetivo é aconselhar o Secretário-Geral sobre o programa e o cronograma das reuniões do Fórum de Governança da Internet. O MAG é composto por 55 membros de governos, setor privado e sociedade civil, incluindo representantes das comunidades acadêmicas e técnicas. Além disso, representantes dos antigos países anfitriões do IGF, bem como representantes de organizações intergovernamentais, são convidados a participar e contribuir para as reuniões e trabalhos do MAG. O grupo realiza reuniões presenciais, precedidas de consultas abertas, até três vezes por ano.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile