Consulta definirá eixos temáticos do próximo IGF

O Multistakeholder Advisory Group (MAG), que em tradução livre significa Grupo Consultivo Multiessetorial, do Secretariado-Geral das Nações Unidas, abriu uma chamada para validação dos eixos temáticos que devem integrar o programa da edição do Internet Governance Forum (IGF) de 2020. O prazo para contribuições vai até o dia 6 de fevereiro. Em 2020 acontece a 15º edição do Fórum, na Polônia, e reúne todos os grupos interessados em debater temas relacionados a Internet.

O processo de construção dos eixos temáticos do IGF 2020 repete o processo realizado em 2019. Durante o IGF de 2019, que aconteceu em Berlim, foram recebidas contribuições dos grupos interessados durante a sessão de microfone aberto. As contribuições recebidas indicaram que os temas do próximo IGF deveriam ter como eixos governança de dados; inclusão digital; e segurança, proteção, estabilidade e resiliência. Dois temas adicionais foram identificados – mudança climática e sustentabilidade ambiental e economia digital – como questões importantes que devem ser consideradas para o programa de 2020, uma vez que estão no centro das atuais discussões globais e processos políticos.

Para facilitar e acomodar a variedade de subtemas e questões vinculadas aos três eixos, o MAG propôs simplificar a redação dos eixos para: Dados (adaptado da Governança de Dados); Inclusão (adaptada da inclusão digital); e Confiança (adaptado de Segurança, proteção, estabilidade, resiliência).

A proposta do grupo multissetorial foi de simplificar os títulos dos eixos, mas ainda vinculá-los claramente às contribuições recebidas em 2019, o que permitirá aprofundar a discussão na edição de 2020, além de permitir que novos subtemas e problemas em cada eixo sejam abordados. Para acomodar os temas sugeridos adicionais (sustentabilidade ambiental/mudança climática e economia digital), o MAG propõe dois caminhos: integrá-los nos atuais eixos principais ou adicionar um quarto eixo principal chamado de "Sustentabilidade".

Através deste processo consultivo, o MAG deseja, além de validar os eixos propostos, obter informações sobre como lidar com as propostas de temas adicionais. Especificamente, o grupo quer saber:

  1. Que questões, subtemas e/ou questões ou soluções políticas devem ser abordadas dentro de cada um desses três eixos temáticos?
  2. Quais são as questões, subtemas e/ou questões políticas ou soluções mais importantes relacionadas à sustentabilidade ambiental/mudança climática e economia digital?

Todas as partes interessadas podem contribuir para esta chamada respondendo ao formulário clicando aqui.

O Multstakeholder Advisory Group foi criado como um grupo consultivo pelo Secretário-Geral da ONU. Seu objetivo é aconselhar o Secretário-Geral sobre o programa e o cronograma das reuniões do Fórum de Governança da Internet. O MAG é composto por 55 membros de governos, setor privado e sociedade civil, incluindo representantes das comunidades acadêmicas e técnicas. Além disso, representantes dos antigos países anfitriões do IGF, bem como representantes de organizações intergovernamentais, são convidados a participar e contribuir para as reuniões e trabalhos do MAG. O grupo realiza reuniões presenciais, precedidas de consultas abertas, até três vezes por ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

I accept the Privacy Policy

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.