Nokia apresenta tecnologias de assistente virtual e predição de falhas

Foto: Reprodução

A Nokia apresentou nesta sexta-feira, 27, um assistente digital com inteligência artificial para auxiliar engenheiros de telecomunicações a acessar informações críticas mais rápido. Batizado de Mika (sigla em inglês para assistente multipropósito de conhecimento intuitivo), a plataforma de serviços cognitivos funciona como assistente de voz, semelhante ao de serviços como a Siri, da Apple, e Cortana, da Microsoft, mas com o propósito específico de "reduzir tempo buscando recursos de informação, permitindo a operadores focar em tarefas-chaves de negócios sem se distrair com complexidades de ambientes de rede multitecnológicos. Segundo a fornecedora finlandesa, a utilização da Mika, que funciona por meio de interface Web ou por agente móvel, poderia ajudar a economizar uma hora de produtividade por dia para engenheiros ao dar informações e recomendações por sua interface interativa.

A tecnologia incorporada pela Nokia combina "inteligência aumentada" com conhecimento automatizado, o que promete acesso a diversas fontes de ferramentas, documentos e dados. Para tanto, a Mika utilizará um repositório de melhores práticas com informações de projetos dos quais a companhia participou pelo mundo. Assim, a plataforma pode dar recomendações baseadas em situações semelhantes observadas em outras redes. Ela estará disponível para testes com clientes no final de fevereiro.

Outra ferramenta de tecnologia para manutenção é a de reparo preditivo, também apresentada pela Nokia nesta sexta-feira. De acordo com a empresa, ela permite prever falhas de hardware na rede e recomendar substituições com antecipação de até duas semanas e "até 95% de precisão". Assim como a Mika, a ideia é aumentar a eficiência em campo. A Nokia diz ser o primeiro serviço do tipo na indústria de telecomunicações e estará disponível para uso em equipamentos 3G e 4G da fornecedora a partir de março.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!