Controladores negam venda de ações da Oi à Portugal Telecom

Os grupos Portugal Telecom (PT), Jereissati e Andrade Gutierrez negaram, em notas oficiais divulgadas neste domingo, 27, qualquer negociação no sentido de transferir à PT o controle da Oi, hoje detido pelos grupos La Fonte (Jereissati) e AG Telecom. A informação sobre as negociações foi noticiada pela Coluna Radar, da Revista Veja (que havia antecipado há uma semana a saída do CEO Francisco Valim).

Notícias relacionadas
Em nota conjunta, os dois controladores brasileiros informam que "à vista das notícias veiculadas pela imprensa, o Grupo Andrade Gutierrez e o Grupo Jereissati informam que não existem planos em curso objetivando a alienação de suas respectivas participações societárias na Oi. O interesse dos grupos Andrade Gutierrez e Jereissati é alavancar sinergias com a Portugal Telecom no âmbito da parceria estratégica e tecnológica assinada e divulgada em julho de 2010, bem como o de tratar e manter seus investimentos na Oi como investimentos a longo prazo". Já a Portugal Telecom, em nota separada, informa que "no âmbito da sua parceria estratégica e do acordo de cooperação anunciado em julho de 2010, a PT, a Oi S.A. e os acionistas controladores da Oi S.A. analisam regularmente propostas que possam contribuir para uma melhoria operacional e do modelo de governo da Oi, de forma a extrair sinergias adicionais, particularmente nas áreas de engenharia, rede, tecnologia, inovação e serviços. Contrariamente às recentes especulações dos jornais, não existem planos que contemplem a compra de controle ou a realização de uma oferta pela Oi por parte da PT".

Recorde-se que em julho de 2010, quando a Portugal Telecom tornou-se acionista da Oi e acionista da La Fonte e da AG Telecom, a operadora portuguesa pagou um adicional de R$ 540 milhões a cada um dos controladores da tele brasileira como garantia de que não haveria alienação do controle da Oi no prazo de cinco anos. No mercado, a interpretação é de que ali a PT estava assegurando o seu direito de preferência para a compra de controle da Oi no futuro.

Além disso, em 2008, quando o governo autorizou a fusão da Oi com a Brasil Telecom, foi exigido dos controladores brasileiros que a empresa não seria alienada a empresas estrangeiras. Não se sabe o prazo dessa garantia, mas especula-se que seria algo válido por cinco anos, o que terminaria em 2013. Na ocasião, o acordo de acionistas deu ao BNDES o poder de veto sobre eventuais mudanças de controle.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!