UIT finaliza validação de padrão global para o 5G

A União Internacional de Telecomunicações (UIT) confirmou a finalização da validação global do padrão IMT-2020, ou seja, o 5G. O objetivo é facilitar a coordenação e interoperabilidade de redes globais de quinta geração.

Segundo a entidade nesta quinta-feira, 26, três novas tecnologias foram avaliadas: duas submetidas ao grupo de padronização 3GPP, e outra pela Sociedade de Desenvolvimento de Padrões de Telecomunicações da Índia (TSDSI, na sigla em inglês). 

Diz a UIT que, após o processo de avaliação do setor de radiocomunicações (UIT-R) da entidade ao longo de vários anos, as tecnologias foram consideradas suficientemente detalhadas para a compatibilidade mundial de operação e equipamento, incluindo roaming. Assim, o resultado do primeiro release do IMT-2020 suportando o 5G é um conjunto de especificações de interface de rádio que estão no padrão global da recomendação da UIT-R, aprovada por 193 estados membros da entidade.

Notícias relacionadas

O processo foi uma colaboração entre diversas áreas da UIT e em coordenação com os estados membro, fabricantes de equipamentos, operadoras e organizações de desenvolvimento de padrões. 

Para o diretor do gabinete de radiocomunicações da UIT, Mario Maniewicz, a finalização do processo de avaliação desse padrão "é um marco significativo para a indústria global de telecomunicações e seus usuários". A entidade ressalta no comunicado que o 5G transformará o ecossistema de comunicações pelo mundo, incluindo o suporte à Internet das Coisas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!