Amdocs adquire empresa de gerenciamento de redes por US$ 129 milhões

A Amdocs anunciou nesta terça, 26, um acordo para comprar a companhia de softwares de gerenciamento de rede Celcite pela quantia de US$ 129 milhões. A transação tem a previsão de ser concluída entre o primeiro e o segundo trimestre do atual ano fiscal da fornecedora e ainda está sujeita a condições e aprovações. Junto com a recente aquisição da Actix, a movimentação da Amdocs mostra a vontade de atuar de maneira agressiva no mercado de software de gerenciamento de rede e serviços de auto-otimização de rede (SON).

Notícias relacionadas
A companhia afirma que espera expandir o portfólio de sistemas de experiência do cliente (CES),  com foco em dados de rede geolocalizados com qualidade de serviço (QoS). Em entrevista por e-mail, o diretor de marketing de OSS da Amdocs, Justin Paul, declarou que a decisão da aquisição aconteceu de maneira racional pela oportunidade de otimização da rede. "Muitos dos nossos clientes estão querendo serviços personalizados e em tempo real para seus consumidores. Além disso, estão tentando economizar e gerenciar ativos de rede, tomando decisões mais inteligentes de planejamento de rede ao entregar ativos de software e TI", disse.

Justin Paul diz que a fusão dos negócios entre as empresas poderá agregar valor globalmente aos provedores de serviços. "Por sermos agnósticos de provedores de equipamentos de rede, podemos dar uma camada de neutralidade tanto ao valor dos CIOs quanto dos CTOs." Essa neutralidade, diz o executivo, também se aplica ao usuário da rede, mesmo que técnicas de publicidade geolocalizada possam ser usadas com as plataformas, garantindo o máximo de retorno de investimento.

Ele explica ainda que isso pode ser aproveitado no Brasil, já que problemas nas redes de acesso de rádio (RAN, na sigla em inglês) são tipicamente responsáveis por 40% de insatisfação do consumidor e de churn. Segundo o executivo, as plataformas de otimização permitirão "a melhoria de redes SON com tecnologias 2G, 3G, 4G e de small cells, bem como sistemas de políticas de BSS e OSS", embora ele não detalhe como será a integração dos serviços da Celcite e da Amdocs. "Isso vai permitir aos provedores brasileiros tomarem uma abordagem mais proativa e inteligente para melhorar a experiência do consumidor", garante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!