Resultado da venda da Intelig pode mudar modelo do setor

Tudo indica que o processo de venda da Intelig está muito próximo de ser concluído. Do ponto de vista dos acionistas, já existe uma proposta firme na mesa: dos investidores liderados pelo ex-CEO da empresa José Carlos Cunha, que apresentou à Sprint, National Grid e France Telecom suas condições há algumas semanas. A bola está, agora, com a Alcatel, principal credora da Intelig (controladora de uma dívida de mais de US$ 180 milhões). Segundo informações de mercado, a fabricante francesa estaria ainda tentando viabilizar uma proposta do consórcio formado por Brasil Telecom e Telemar. Por trás das negociações, está um jogo muito mais complexo que envolve argumentos supostamente nacionalistas, questões societárias, contratos de fornecimento futuros e a manutenção do modelo brasileiro.
"Há o risco de que a oferta da Brasil Telecom e da Telemar vença. São duas condições separadas. Nós, acredito, temos a preferência dos acionistas da Intelig. Eles têm a preferência do credor francês", diz José Carlos Cunha, presidente do consórcio de investidores internacionais.
Com o anúncio de intenção de venda da Embratel manifestada pela MCI, a disputa ficou mais complexa, já que o fortalecimento da Telmex (principal candidato à compra dos ativos da tele de longa distância) desperta argumentos, dentro e fora do governo, de "risco à soberania nacional". A Brasil Telecom e a Telemar surgem, então, como as alternativas "brasileiras". O que não se coloca é o fato de a Brasil Telecom ser, na verdade, uma empresa que tem como principal investidor o Citibank, além de participação sem controle da Telecom Italia.

Notícias relacionadas

Bons contratos

Para a Alcatel interessaria ter a Brasil Telecom e a Telemar como compradoras: é mais uma garantia de bons negócios, principalmente em um momento em que as duas teles fixas investem pesado em compra de equipamentos GSM. Só que Telemar e Brasil Telecom têm um acionista em comum, o Opportunity, ainda que o grupo de Daniel Dantas, oficialmente, não tenha o controle na Telemar. O problema maior seria o pacto: uma vez "sócias" no negócio de longa distância, seria difícil dar garantias de que as duas empresas buscariam a concorrência em outras frentes.
Por parte da Alcatel, o interesse maior é receber o máximo que conseguir da dívida. Pode fazer isso exigindo em dinheiro o pagamento ou pode fazer isso exigindo contratos futuros. Telemar e Brasil Telecom não comentam sobre o assunto, nem a própria Alcatel. José Carlos Cunha é o único que fala, e garante: "nossa proposta envolve um deságio na dívida menor do que a própria Alcatel estabeleceu quando comprou o débito que a Nortel também tinha na Intelig". Ou seja, os investidores não proporão à Alcatel deságio superior a 85%. "É bem menos do que isso", diz Cunha.
Resta então, analisar a questão do modelo de telecomunicações, até hoje centrado nos "pilares" competição e universalização. O modelo de competição que se viabilizou até aqui foi apenas o de incumbents/espelho. A Intelig conseguiu um bom espaço, assim como a GVT. A Vésper foi a empresa que não se viabilizou. A venda da Intelig para os investidores garante que o modelo ficará mais ou menos inalterado. Já a venda para o consórcio Telemar/Brasil Telecom significa uma mudança. As duas incumbents terão que mostrar que têm interesse em competir em outras áreas usando a Intelig, e não poderão prejudicar a competição dentro de suas próprias áreas. Caso contrário, a compra da espelho de longa distância se mostrará apenas uma compra de ativos, com prejuízos à competição. Nesse sentido, a análise de uma eventual compra da Intelig pelo consórcio de incumbents precisará passar pelo crivo da Anatel e, principalmente, de todo o Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência (Cade. SDE/MJ, SEAE/MF). A tarefa não vai ser simples.
José Carlos Cunha rebate às críticas de que seu consórcio seria a opção estrangeira. "Esse argumento não faz sentido. São investidores estrangeiros, mas quem toca a empresa são brasileiros". Para ele, o risco da outra opção é mais sério: "como cidadão, não gosto da idéia de ver como opção de compra uma solução que implica mudanças no modelo de telecomunicações. Além disso, esta opção é monopolista". Cunha garante que dará máxima transparência à sua estrutura societária caso se torne o comprador da Intelig, mas não pode adiantar os nomes dos sócios capitalistas. " A Intelig é uma empresa viável e a nossa idéia é mantê-la concorrendo com as demais", adianta, sem detalhar seu business plan.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!