Telecomunicação precisa passar por desafios antes do 5G

O 5G é um dos temas mais quentes na telefonia móvel atualmente. No entanto, para José Otero, diretor da 4G Americas para América Latina e Caribe, o setor de telecomunicações ainda precisa passar por desafios antes de adotar essa tecnologia a partir de 2020, ano que deve ser lançada comercialmente.

A atualização da infraestrutura e a regulação do espectro são os temas que devem ser discutidos antes, tanto no Brasil quanto em outros países das Américas. "A situação atual, em 2015, do espectro no Brasil é similar àquela do Chile, México, Nicarágua e de outros países da América Latina", disse o executivo. "Para um mercado como o México falta espectro para se desenvolver, por exemplo".

Por outro lado, Otero crê em oportunidades como: crescimento do interesse das operadoras de telefonia móvel; melhorias da rede dados móveis com emancipação de sistemas de eHealth, eGoverment e eLearning; e a utilização do 5G como principal meio de acesso à internet de alta velocidade e novas aplicações.

Notícias relacionadas

Crescimento do 4G

Com um olho no 4G e outro no 5G, a 4G Americas apontou que o crescimento das assinaturas de LTE está sendo muito mais rápido em relação aos padrões anteriores, 3G e 2G. "O crescimento das assinaturas de LTE têm sido muito mais rápido na América Latina, em comparação WCDMA e GSM", disse Otero, durante o primeiro dia de abertura do Futurecom, evento que discute os próximos passos das telecomunicações, que acontece em São Paulo nesta semana. "O Brasil já representa 50% das assinaturas do setor. Mas além do Brasil, a Argentina passa por um crescimento rápido do LTE", completa.

Caribe

Outro tema citado no workshop da 4G, foi o futuro das TICs nas regiões mais pobres da América Latina, como o Caribe e Cuba. Ignacio Perrone, consultor sênior da Frost & Sullivan, disse que é necessário tratar cada ilha com o devido destaque.

"Nós tratamos a América Latina como uma região homogênea, mas há muitas diferenças. No Caribe, por exemplo, a renda per capita é baixa, cada ilha é diferente", disse Perrone. A diretora da Convergencia Research, Marina Rodríguez, recordou que o mercado ainda deve aguardar para abertura do mercado cubano, que vem preparando-se para entrada de TICs em seu país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!