SMS fixo esbarra no modelo de negócios no Brasil

Apesar de a rede das operadoras fixas no Brasil ainda não estar preparada para o oferecimento de mensagens de texto (SMS), os últimos lançamentos da Siemens no País já estão configurados com esta função. A empresa forneceu para os distribuidores do México 40 mil aparelhos Euroset 3020 – o modelo para exportação, a partir do Brasil -, nos últimos seis meses, para atender a demanda da Telmex. Para a Argentina foi enviado um lote de 1,5 mil unidades do mesmo modelo, para projeto piloto da Telefónica. A expectativa da operadora na Argentina é concluir sua avaliação até o final do ano, mas o diretor de vendas e marketing da Siemens Home and Office no Brasil, Elcio de Moura, acredita num desfecho mais lento. O principal ponto em estudo é se o tráfego de SMS compensará o investimento a ser feito na rede.
A Telemar já realizou testes em localidades do Rio de Janeiro e Minas Gerais, inclusive com a Oi. Mas não chegou a nenhuma conclusão. Nos testes, a demanda era de mensagens do celular para o fixo.

Sem gerar receita

Notícias relacionadas

Os usuários da telefonia fixa não geravam SMS, apenas recebiam. Enquanto o serviço fica restrito no grupo Telemar, a receita que deixa de ser gerada na rede fixa entra pela rede móvel. A dúvida é se ao liberar o serviço para toda a planta, vai compensar o investimento na rede fixa só para receber mensagens, gerando receita também para outras operadoras móveis. Ao contrário, a rede receberia não só mensagens da Oi, mas também de concorrentes móveis, que lucrariam com o serviço.
Segundo o diretor da Siemens, o investimento para preparar a rede é significativo, porque inclui licença de software por usuário. E no Brasil, onde o sistema é híbrido e diferente do que é usado no restante da América Latina, o desembolso seria ainda maior. O lançamento de um serviço comercial só deverá ocorrer no segundo semestre de 2007, acredita Moura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!