Oi leva 5G em 3,5 GHz para o Rock in Rio

Antena 5G da Oi no Rock in Rio. Foto: Divulgação/Oi

A Oi vai fornecer a infraestrutura de telecomunicações para a 20ª edição do festival Rock in Rio, que começa nesta sexta-feira, 27 e vai até o dia 4 de outubro. Desta vez, além da rede com fibra e serviços de Wi-Fi e 3G/4G, a operadora também instalou uma rede de testes em 5G para demonstração no local do evento, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro. A operadora seguirá o modelo apresentado em Búzios (RJ), em março deste ano, e utilizará equipamentos da Huawei operando na faixa de 3,5 GHz com um bloco de 100 MHz de capacidade. 

Na demonstração de 5G, a equipe de conteúdo do evento usará a tecnologia para a cobertura em redes sociais, com lives diárias e posts de bastidores do festival por 14 horas diárias. A ideia é também possibilitar o envio e recebimento desse conteúdo trabalhado pela equipe do Rock in Rio durante o evento. Além disso, a empresa prepara também diversas "ativações" no local. No estande da própria Oi na Gameplay Arena by Game XP, o visitante poderá usar uma bicicleta conectada via 5G em frente a uma parede de monitores (videowall) para fazer um passeio virtual na orla do Aterro do Flamengo. 

A companhia afirma ainda que, pela primeira vez, o público do Rock in Rio poderá se conectar gratuitamente no Wi-Fi sem precisar ser cliente da operadora. A cobertura do serviço Oi Wifi se estenderá por 345 mil m² do evento, incluindo o Palco Mundo, com 550 hotspots. Foram instaladas ainda sete antenas para reforço da cobertura móvel 3G e 4G. 

Notícias relacionadas

A infraestrutura instalada para o evento com um mês de antecedência conta com 56 km de cabos de fibra para toda a operação. O som dos palcos Mundo e Sunset será transmitido por essa rede ótica, o que a tele diz assegurar a amplificação dos shows com "baixíssima latência", eliminando o efeito de "delay" entre a imagem no telão e o som que chega nas caixas mais distantes do palco. Até mesmo o sistema de iluminação utilizará a fibra da empresa.

O link de dados dedicados ao evento é de 30 GB de capacidade. Para garantir a prestação dos serviços, a empresa montou na Cidade do Rock um Centro de Operações de Rede (NOC, na sigla em inglês) integrado para o controle. Na frente desse NOC, telas de LED vão exibir as informações dos tráfegos de dados online e número de pessoas conectadas. Outros três centros de apoio técnico darão suporte de campo no evento. 

"Sugerimos ao Rock in Rio a implantação da rede 5G para transformar o evento na primeira cidade conectada pela nova tecnologia. Teremos ali um aprendizado, com os insumos que já obtivemos nos testes com 5G realizados em Búzios (março), Rio2C (abril) e na Game XP (julho)", declarou em comunicado o diretor de operações da Oi, José Gonçalves.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!