Brasil já aparece nos planos das operadoras de constelações LEO

As primeiras estimativas de capacidade a serem oferecidas para o Brasil com as constelações de satélite de órbita baixa (LEO) começaram a ser colocadas a público no Congresso Latinoamericano de Satélites realizado esta semana no Rio de Janeiro. O evento é organizado pela TELETIME e pela Converge Comunicações. A OneWeb, uma das principais operadoras deste segmento, diz que o Brasil terá possivelmente 30 Gbps de capacidade assim que os serviços entrarem em operação, informa Diego Paldao, diretor de contas da OneWeb. Por enquanto, a empresa está em fase de testes e deve entrar em operação em 2021.

Já a Telesat, que promete uma das principais constelações de órbita baixa com mais de 300 satélites, todos eles interconectados entre si com links óticos, estima uma capacidade de 700 Gbps para o Brasil e 2 Tbps para a América Latina quando o sistema estiver em operação, em 2022, diz Dolores Marttos, VP para a a região. "As constelações LEO prometem uma revolução na capacidade, latência e custos para a indústria de satélites".

Já a Eutelsat tem uma proposta diferente: uma constelação LEO de nanossatélites dedicados a aplicações de Internet das Coisas, permitindo a conexão direta de dispositivos em áreas remotas ao satélite, com baixo consumo de energia e baixa capacidade de tráfego. A Eutelsat, informa Javier Recio, trabalha com a Sigfox no desenvolvimento de soluções IoT. "Nossa abordagem é de baixíssimo custo, para termos um serviço com uma aplicação específica e viabilidade", diz Javier Recio, CCO da Eutelsat.

Notícias relacionadas

Já a SES, única operadora a de fato estar no mercado de satélites de órbita média (MEO) por meio da O3b, diz que este é um segmento que se mostrou viável, e a maior prova é a atualização da constelação com os satélites MPower, de maior capacidade, a partir de 2022, explica Sandro Barros, diretor da empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!