Agência Espacial Brasileira firma acordo de transferência tecnológica com Thales Alenia

A Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Thales Alenia Space assinaram um novo contrato de transferência tecnológica visando o desenvolvimento de instrumentos óticos para satélites de observação da terra, anunciou a empresa nesta quinta-feira, 26.

O acordo faz parte do programa do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) do governo federal. A expectativa é que a transferência de tecnologia amplie a capacidade nacional no desenvolvimento e fabricação dos sensores óticos, abrindo mercados internacionais para o Brasil no nicho de câmeras de alta resolução para satélites. Adicionalmente, empresas receptoras da tecnologia, uma vez capacitadas, poderão fazer parte da cadeia de suprimentos da Thales Alenia.

A companhia foi responsável pelo desenvolvimento do SGDC-1 após assinar contrato, em 2013, com a integradora Visiona (fruto de joint venture entre a Embraer e a Telebras). Desde então, cinco empresas e mais de 40 engenheiros brasileiros foram treinados na França, mirando diferentes sistemas de tecnologia espacial.

Notícias relacionadas

Resultado de joint venture entre a francesa Thales e a italiana Leonardo, a Thales Alenia Space também conta com um Centro de Tecnologia Espacial em São José dos Campos (SP) desde 2015. O espaço concentra a gestão dos programas de transferência de tecnologia no País.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!