A Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Thales Alenia Space assinaram um novo contrato de transferência tecnológica visando o desenvolvimento de instrumentos óticos para satélites de observação da terra, anunciou a empresa nesta quinta-feira, 26.
O acordo faz parte do programa do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) do governo federal. A expectativa é que a transferência de tecnologia amplie a capacidade nacional no desenvolvimento e fabricação dos sensores óticos, abrindo mercados internacionais para o Brasil no nicho de câmeras de alta resolução para satélites. Adicionalmente, empresas receptoras da tecnologia, uma vez capacitadas, poderão fazer parte da cadeia de suprimentos da Thales Alenia.
A companhia foi responsável pelo desenvolvimento do SGDC-1 após assinar contrato, em 2013, com a integradora Visiona (fruto de joint venture entre a Embraer e a Telebras). Desde então, cinco empresas e mais de 40 engenheiros brasileiros foram treinados na França, mirando diferentes sistemas de tecnologia espacial.
Resultado de joint venture entre a francesa Thales e a italiana Leonardo, a Thales Alenia Space também conta com um Centro de Tecnologia Espacial em São José dos Campos (SP) desde 2015. O espaço concentra a gestão dos programas de transferência de tecnologia no País.