5G vs. banda C: teles e TVs ainda longe de um entendimento

Um dos temas mais quentes do primeiro dia do Congresso Latinoamericano de Satélites, realizado nesta quinta, 26, no Rio de Janeiro, foi o futuro da banda C em função das necessidades de uso da faixa de 3,5 GHz para os serviços de 5G. Pela primeira vez a proposta das emissoras de TV foi confrontada com a proposta das operadoras de telecomunicações. A proposta dos radiodifusores coube a Roberto Primo, diretor de distribuição do Grupo Globo. A proposta, que foi formalizada pela Anatel no final de agosto pela Abert e pela Abratel, prevê a migração para a banda Ku dos sinais das emissoras de TV aberta que hoje ocupam a banda C, paralelamente à distribuição de kits de migração para a banda Ku para os usuários de banda C que também sejam beneficiários do Cadastro Único. "Não há dúvida de que o satélite continuará sendo essencial na distribuição da TV aberta no Brasil. Hoje a banda C é relevante porque é gratuita e acessível. (As TVROs) fazem hoje uma entrega superior à radiodifusão terrestre, porque o sinal está em todo o Brasil. Mas está claro pelos testes que a convivência do 5G na banda C é complicada", diz Primo, que ressalta que esta opção também evita que no futuro, caso se use o restante da banda C para a banda larga móvel, seja necessário um novo processo de limpeza do espectro.

Antonio Ianelli, da Claro/StarOne, vai no caminho oposto. "O futuro da TV via satélite passa pela oferta multisserviços e por IP, mas a banda C permite uma continuidade na prestação do serviço e é a mais confiável para TV aberta. Precisamos utilizar as soluções mais otimizadas, e a nossa proposta é a instalação de filtros", disse.

Vinícius Caram, superintendente de recursos à prestação da Anatel, responsável pela área de espectro da agência, diz que estes filtros não apareceram ainda. Mas Ianelli explica que eles existem, são fabricados pela Greatek, e foram desenvolvidos desde que se testou a convivência do WiMax com a faixa de 3,5 GHz. "Por alguma razão eles não entraram nos testes da Anatel, mas nos nossos testes realizados a partir do dia 10 de outubro isso vai ficar claro". Caram diz que a Anatel pretende analisar os testes, mas ainda é preciso haver uma formalização do convite e uma decisão da agência sobre participar ou não e em que condições. Hoje, o entendimento da Anatel é que o caminho para a banda Ku seria o mais definitivo, mas Caram ressalta ser ainda necessário fazer as contas e confrontar os modelos antes de tomar uma decisão. Ainda há um longo caminho até a definição do modelo, mas Caram explica que se o caminho for pela banda Ku, o Ministério de Ciência e Tecnologia Comunicações e Inovação ainda precisará regular o mercado de broadcast em banda Ku. 

Notícias relacionadas

A questão dos custos de migração também foi colocada, com o valor estimado pelos radiodifusores em R$ 2,9 bilhões versus o valor colocado pelas teles, de R$ 500 milhões. Mas depois de questionamentos mútuos sobre as metodologias de cálculo, ficou claro que caberá à Anatel analisar as contas e estimativas das duas partes para então decidir qual a melhor relação custo/benefício.

Antônio Carlos Martelletto, presidente da EAD, explicou como foi o processo de transição da TV analógica para a TV digital e a liberação da faixa de 700 MHz e apontou o imenso esforço logístico do processo para que se chegasse aos resultados de migração plena. Mas ele ressaltou que a EAD não foi constituída para fazer o processo de limpeza da banda C e que certamente não será a mesma entidade a administrar o novo processo, sem prejuízo de que o modelo possa ser aproveitado por uma nova entidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!