A provedora de transporte CenturyLink ampliou seu backbone ao completar rota de 2.300 km interligando as cidades de Fortaleza e Salvador. Segundo anunciou a companhia nesta quarta-feira, 26, essa expansão no Nordeste aproveitou a infraestrutura já estabelecida na capital cearense, onde conta com ponto de conexão entre rede terrestre e submarina, conectando-se ao sistema global de 720 mil km de fibra da empresa, com capacidade total de 72 Tbpos.
O foco na região explora ainda os escritórios comerciais na capital baiana e em Recife, mas o alcance da infraestrutura atinge as duas capitais, além de João Pessoa e Aracaju, e as cidades de Mossoró, Rio Largo, Arapiraca, Alagoinhas e Camaçari. O backbone nordestino conta com capacidade de 300 Gbps na camada de transmissão.
A nova rota proporciona serviços de transporte e IP (Internet, IP VPN e EVPL de alta capacidade), bem como o portfólio de produtos da provedora. A CenturyLink espera assim poder oferecer infraestrutura e suporte local para as empresas da região.