Governo italiano disposto a parar a Telefónica

O governo italiano está disposto a usar de todas as suas armas legislativas para impedir que a Telefónica assuma o controle da incumbent Telecom Italia, segundo informações da imprensa local. Entre as opções estão um rascunho de decreto presidencial que autoriza o uso pelo governo da "golden share" que detém na Telecom Italia para impedir qualquer ingerência que possa ameaçar a "segurança nacional" em assuntos que digam respeito às "redes e seus ativos utilizados para oferta de serviços universais aos usuários finais".

Notícias relacionadas
Além disso, o subsecretário da Economia, Alberto Giorgette, anunciou em audiência no Senado em Roma que o governo pretende alterar a legislação de aquisições que visam à tomada de controle de companhias no território italiano. Atualmente, é possível que companhias com até 30% das ações de controle aumentem seu capital sem ter de fazer uma oferta pública pela totalidade das ações da empresa-alvo. A alteração na legislação permitiria que uma empresa estabelecesse um limite inferior aos 30% em seu estatuto, o que possibilitaria à Telecom Italia colocar, por exemplo, este limite abaixo dos 22,4% que a Telco (veículo investidor que abriga as ações da Telefónica) detém na empresa.

Assim, a Telefónica, ao converter suas ações preferenciais a partir de 1º de janeiro de 2014 e adquirir as ações de controle restantes dos acionistas italianos na Telco, seria obrigada a lançar uma oferta pública de aquisição para todas as ações da Telecom Italia, o que custaria bem mais dinheiro aos espanhóis e poderia servir de barreira ao takeover da holding italiana.

A mudança na legislação é um primeiro passo. No entanto, a mudança do estatuto da Telecom Italia enfrentaria, obviamente, resistência da própria Telco, maior acionista da holding italiana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!