BrT prepara RFP de WiMax para o começo de 2007

Mesmo sem o leilão das faixas de 3,5 GHz e 10,5 GHz, a Brasil Telecom prepara para ?a virada do ano? o Request for Proposal (RFP) para selecionar o fornecedor que implantará a infra-estrutura de WiMax que será usada para teste da tecnologia. Para tanto, a BrT usará as licenças da Vant Telecom (adquiridas no leilão de 2003) e escolherá alguns clientes ou funcionários da empresa para participarem do teste, chamado ?trial de campo?.
A informação foi dada a este noticiário por Orlando Ruschel, consultor da área de wireless broadband da Brasil Telecom. Ruschel, diz que o teste terá duas fases. Na primeira será avaliado o desempenho da tecnologia como o funcionamento sem linha de visada, etc. Depois será verificada a possibilidade de se integrar o novo serviço aos processos internos da empresa como a integração dos novos clientes na base de dados e a preparação do call center.
Ruschel admitiu a possibilidade de a Brasil Telecom lançar comercialmente o serviço antes das demais empresas (que dependem do leilão para adquirir as faixas) utilizando as licenças da Vant Telecom incorporada pela BrT em 2004. ?A BrT está mais interessada no WiMax fixo do que no móvel. Para nós a tecnologia será usada para levar acesso onde não chega o par de cobre. Mas acreditamos que o padrão móvel é importante porque também trará escala para os equipamentos fixos?, disse Ruschel.

Notícias relacionadas

Leilão

No entanto, apesar das licenças da Vant Telecom, a Brasil Telecom continua firme na tentativa de explorar o serviço no Brasil inteiro. Segundo Rushel, boa parte das licenças da Vant é em áreas metropolitanas, enquanto que a BrT quer justamente explorar áreas onde não chega o par de cobre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!