Patriarca da família que controla o Grupo Algar, o empresário Luiz Alberto Garcia está retornando ao posto de presidente do conselho de administração da Algar Telecom após seis anos.
Já na vice-presidência do colegiado ingressa o executivo Estanislau Bassols, presidente da Cielo que já comandou a Sky e foi executivo da Telefônica. As mudanças foram aprovadas em assembleia geral extraordinária da operadora realizada na última sexta-feira, 23.
A posição de chairman assumida por Luiz Alberto Garcia vinha sendo ocupada desde 2018 por seu filho, Luiz Alexandre Garcia – que renunciou ao cargo de presidente do conselho, retornando ao posto de CEO da Algar Telecom.
Já Estanislau Bassols será vice-presidente no lugar de Eliane Garcia Melgaço, que também renunciou ao cargo (embora siga no conselho). O executivo preside a Cielo desde 2022, tendo longa passagem pelo setor de telecom: comandou a Sky entre 2019 e 2021 e soma trajetória de mais de 15 anos na Telefônica Vivo. Bassols também é conselheiro em empresas como O Boticário e Wine Clube, além de já ter presidido a empresa VR Benefícios.
A investidura do presidente e vice do conselho de administração da operadora ocorreu na sexta-feira, 23. Os mandatos de ambos vão até 30 de abril de 2026. Confira a atual configuração do conselho da Algar Telecom após as mudanças:
- Luiz Alberto Garcia (presidente)
- Estanislau Bassols (vice-presidente)
- Luiz Alexandre Garcia (conselheiro)
- Eliane Garcia Melgaço (conselheira)
- Luiz Eduardo Falco Pires Correa (conselheiro independente);
- Thilo Helmut Georg Mannhardt (conselheiro independente).
Trajetória
Filho do fundador do Grupo Algar – o comendador Alexandrino Garcia -, Luiz Alberto Garcia é considerado homem forte da companhia há décadas. O empresário tem 89 anos e ingressou em 1960 no quadro de engenheiros da operadora (na época, ainda chamada CTBC).
Em 1987, Luiz Alberto Garcia assumiu a presidência do grupo e esteve à frente de iniciativas como a contratação do primeiro CEO de mercado para as empresas, a adoção da marca Algar e a reestruturação das frentes de atuação do grupo (em telecom, agronegócio, serviços e turismo). No Grupo Algar, ele é presidente de honra do conselho de administração.
O patriarca da família Garcia também é formado em Engenharia Eletrônica pela EFEI-Escola Federal de Itajubá, tendo especialização profissional em instituições internacionais como Global Business Leadership, Georgetown University, Insead, IMD e Harvard University.