Internet nas escolas vem como recomendação ao governo, e não determinação

A inclusão no leilão de 5G de compromissos de conectividade em escolas públicas de educação básica acabou sendo encaminhada como uma recomendação, e não uma determinação do Tribunal de Contas da União (TCU) à Anatel, como propunha a análise inicial do ministro Raimundo Carreiro, do TCU.

A decisão representa uma mudança frente à proposta original do relator da matéria na corte – que havia situado os compromissos em educação como uma determinação no voto que recebeu apoio da maioria do tribunal no último dia 18.

A alteração foi justificada por Carreiro durante a sessão plenária neste último dia 25. Segundo o ministro, a solicitação pelo formato de recomendação foi realizada por alguns de seus pares no TCU (Bruno Dantas, Jorge Oliveira e Walton Alencar foram citados) e acatada depois de interlocução com o ministro das Comunicações, Fábio Faria.

Notícias relacionadas

Na ocasião, Carreiro chegou a ler no plenário comunicado de Faria no qual o chefe do MCom se comprometeu a acatar a "recomendação como determinação" e implementar a política pública através da pasta.

Efeito

A mudança na terminologia tem reflexos: diferente da determinação, a recomendação dá ao governo maior poder sobre acatar ou não o postulado pelo TCU, podendo não seguir o tribunal mediante justificativa plausível. E caso o governo fracasse no projeto, não há implicações mais sérias para as autoridades públicas.

No caso das escolas, a proposta do TCU é que recursos da faixa de 26 GHz – e também de eventuais sanções por descumprimento de obrigações do edital de 5G – sejam utilizados no compromisso junto à rede pública de ensino básico.

O serviço deverá ter qualidade e velocidade necessárias para o uso pedagógico das TIC nas atividades educacionais regulamentadas pela Política de Inovação Educação Conectada, sancionada em julho.

O acórdão do TCU também deixa para a Anatel a responsabilidade de estabelecer o prazo e o arranjo de governança necessários para a implementação da política – mas não sem pontuar que "a presente recomendação não enseja a necessidade de trâmite de retrabalho de instrução", o que atrasaria o leilão.

Por último, o tribunal também optou por pedir uma ação de controle específica para acompanhar a implementação das recomendações. Esta se soma a outras iniciativas de controle no planejamento do tribunal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!