Ericsson e Unicef formam parceria global para mapear Internet nas escolas

Mapear o cenário da conectividade de escolas e comunidades vizinhas é um primeiro passo para garantir a todas as crianças acesso a oportunidades de aprendizagem digital. É com esta premissa que Ericsson e Unicef anunciaram nesta quarta-feira, 26, uma parceria global para ajudar a mapear a conectividade escolar em 35 países, até o final de 2023.

A parceria faz parte da iniciativa Giga, lançada no ano passado e liderada pela Unicef e União Internacional de Telecomunicações (UIT). A ação tem como objetivo conectar todas as escolas à Internet. A Ericsson é o primeiro parceiro global do setor privado a assumir um compromisso multimilionário com a iniciativa e o faz como Parceiro Global do UNICEF para o Mapeamento da Conectividade Escolar.

Exclusão digital

Notícias relacionadas

Segundo dados da UIT, atualmente 360 milhões de jovens não têm acesso à Internet. Isso resulta em exclusão, menos recursos para aprender e oportunidades limitadas para que as crianças e jovens mais vulneráveis explorem totalmente o seu potencial. "O aprofundamento da exclusão digital é uma das muitas desigualdades que a pandemia da COVID-19 ressaltou", afirma Charlotte Petri Gornitzka, Diretora Executiva Adjunta de Parcerias do Unicef. "O fechamento de escolas, e as oportunidades limitadas ou inexistentes de aprendizagem remota, mudaram a educação das crianças em todo o mundo. Nossa parceria com a Ericsson nos deixará mais perto de dar a todas as crianças e jovens acesso a oportunidades de aprendizagem digital".

Além do financiamento, a Ericsson destinará recursos para engenharia de dados e capacidade de ciência de dados para acelerar o mapeamento da conectividade escolar. Especificamente, a empresa ajudará na coleta, validação, análise, monitoramento e representação visual de dados de conectividade escolar em tempo real. As informações coletadas permitirão aos governos e ao setor privado projetar e implantar soluções digitais com esse foco. A companhia também envolverá a base de clientes para avançar nas metas da iniciativa Giga.

Acesso gratuito à Internet

Em posicionamento publicado em maio, a Unicef defendeu que os beneficiários do programa Bolsa Família, ou aqueles cuja renda mensal familiar per capita seja inferior a R$ 178 mensais, tenham acesso gratuito à Internet. A organização internacional também propôs ao Governo Federal e às empresas de telecomunicações que invistam para prover o acesso livre à internet para todas as famílias vulneráveis.

Segundo entidade, ter acesso à internet é fundamental para que crianças e adolescentes possam exercer plenamente seus direitos. "Em tempos de coronavírus (covid-19) e isolamento social, a rede se torna ainda mais importante para garantir a continuidade da aprendizagem, manter contato com amigos e cuidar da saúde mental, se proteger contra a violência e ter acesso a informações confiáveis", afirma a Unicef.

Em reunião com Florence Bauer, a representante da Unicef no Brasil, em julho, o ministro das Comunicações, Fabio Faria, assumiu o compromisso de ampliar o acesso à Internet a jovens que não possuem o serviço. O problema ficou evidente durante a pandemia, forçando o inclusive o adiamento da prova do Enem, já que muitos alunos não tinham como acompanhar aulas de maneira remota por falta de conectividade.

Recentemente, Ministério e a Telebras ativaram um ponto de Wi-Fi público no município de Ipanguaçu, no Rio Grande do Norte, como início de um novo programa para acesso à Internet (o Programa WiFi na Praça).

1 COMENTÁRIO

  1. Enfim, uma Empresa Privada, a Ericsson percebe a importância de associar a sua marca de capacitação tecnológica, para atender aos menos favorecidos. Parabéns aos Dirigentes pela iniciativa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!