A AST SpaceMobile anunciou a conclusão dos cinco primeiros satélites Bluebirds. Esses modelos farão parte da constelação da empresa para fornecimento de banda larga móvel diretamente para smartphones e têm lançamento previsto para setembro.
Na primeira semana de agosto, os satélites já devem estar prontos para embarque em Cabo Canaveral (Flórida, Estados Unidos), de onde serão lançados ao espaço. Cada satélite Bluebirds conta com antenas de 64 metros quadrados.
De acordo com o CEO da AST, Abel Avellan, esses cinco modelos foram desenvolvidos com base em testes bem-sucedidos com o BlueWalker 3, em órbita desde setembro de 2022.
"Esses satélites vão fornecer serviço não contínuo em todos os Estados Unidos, com mais de 5,6 mil células em espectro premium de banda baixa e um aumento planejado de dez vezes na largura de banda de processamento", explicou Avellan.
Segundo o CEO, a conclusão desses modelos representa um marco significativo na missão da empresa de "eliminar a exclusão digital e fornecer conectividade para aqueles que mais precisam". No Brasil, a empresa tem testado sua tecnologia ao lado das operadoras nacionais Claro e TIM
Lançamento
Em nota à imprensa, a AST SpaceMobile informou que os satélites Bluebirds foram submetidos a testes "rigorosos" para atender aos requisitos de operação no espaço. Até a integração no foguete de lançamento, a companhia seguirá com os testes finais e monitoramento dos modelos.
A empresa também afirmou que "os satélites têm uma janela de lançamento atualizada e contratada de 7 dias durante o mês de setembro". Ainda assim, o dia exato da viagem dos satélites ao espaço será confirmado apenas mais próximo da janela de lançamento.
Isso porque o cronograma exato ainda depende de questões que, segundo a AST, estão além do controle da empresa. Nesse sentido, a companhia citou, por exemplo, aprovações regulatórias, confirmação da data final de lançamento pelo provedor de lançamento, logística e condições climáticas.