Uma tendência que pode se tornar realidade no mercado brasileiro com a chegada do 5G e o avanço da fibra é a de parcerias mais contundentes entre operadoras de telecomunicações e o setor de videogames, como está acontecendo agora nos Estados Unidos. Nesta terça-feira, 26, a Verizon anunciou contrato com a Microsoft para oferecer acesso ao serviço Xbox All Access – com bilhetagem junto da fatura da tele.
No comunicado à imprensa, a operadora declarou que a Microsoft está "juntando forças" para a "promessa de crescimento do 5G e inovação por meio de múltiplas plataformas, incluindo mobilidade, banda larga de cobertura nacional e as ofertas mais populares para consumidores". A Verizon tem 5G comercial desde 2019.
O serviço de games permite a aquisição de um console (Xbox Series S ou X) e dois anos do Game Pass Ultimate, que traz catálogo de cloud gaming por dois anos, com mensalidade de US$ 25. Há também acesso ao serviço online para jogos multiplayer – no anúncio, a Verizon destaca a utilização tanto da rede fixa quanto na móvel, por 5G, com baixa latência para o cloud gaming.
Nacional
No Brasil ainda não há parcerias semelhantes com gigantes do mercado de games, como a própria Microsoft, a Sony ou a Nintendo. Já com as desenvolvedoras de jogos, há algum alcance, porém mais focado nos jogos para celular, conforme pesquisa do TELETIME.
A Claro oferece plano com zero-rating para assistir a transmissão de partidas no Twitch e no acesso a determinados jogos, além de pacotes de itens in-game para jogos online no celular, como Free Fire, Pokémon Go e Asphalt 9. Para o fixo, a empresa oferece "atendimento gamer 24h, aplicativo NoPing para melhorar o ping no PC entre outros benefícios", prometendo mais novidades para breve.
Por sua vez, a TIM traz uma parceria com a Gameloft para acesso ilimitado aos jogos para celular da desenvolvedora, "sem propaganda e sem necessidade de fazer compras de itens para progredir dentro do jogo". Além disso, tem acesso ao Games Clube, para acessar jogos com um custo fixo por mês; o Games for Kids, com parceria com títulos da Disney; Jogos de Sempre, que tem versões virtuais de jogos de tabuleiros; e o Instarena, que tem games ilimitados para Android, vídeos, dicas e novidades sobre E-sports.
A Vivo também tem loja com produtos games, além da menção à "Vivo Games", que traz dicas para escolher consoles e acessórios, mas também não há parcerias de conteúdo digital. Há um hotlink dedicada à "Internet Gamer", mas com os planos de banda larga de fibra da operadora sem diferenciação de preço ou serviços de valor adicionado (SVA) voltados aos jogos.
Na Oi, exceto por alguns equipamentos (cadeiras, gabinetes, suportes etc) em parceria com a DT3 Sports no markeplace Oi Place, a operadora não traz parcerias com empresas de conteúdo de videogame.