Pesquisa TIC E-Gov mostra que 94% das prefeituras brasileiras são conectadas com fibra

Dados da pesquisa TIC Governo Eletrônico (TIC-E-Gov) 2021, divulgados nesta terça-feira, 26, mostram que 94% das prefeituras brasileiras possuem acesso à Internet com conexão de fibra óptica. Em 2019, este número era de 73%, o que significa que o crescimento foi de mais de 20% nos últimos dois anos. O acesso via cabo aparece em segundo lugar, com 72%, e a conexão via rádio em terceiro, com 33%.

A pesquisa do CGI.Br mostra também que 100% das prefeituras das capitais, desde 2019, possuem conexão via fibra óptica. No interior, esse número alcança o índice de 94%. A região que mais possui prefeituras conectadas com fibra óptica é a Sul, com 97%, seguida pela Nordeste, com 95%. A Norte é a que possui menos prefeituras conectadas: 84%.

Apesar do alto índice de prefeituras com conexão, 85% das prefeituras com conexão à Internet ainda possui centrais de atendimento com telefone para proporcionar aos cidadãos informações e solicitações de serviços públicos. Ao mesmo tempo, 58% das prefeituras das capitais possuem aplicativos que oferecem acesso não apenas a canais de comunicação do órgão como também a alguns serviços públicos. Quando se olha para as prefeituras do interior, este número é de apenas 17%. O WhatsApp é o aplicativo utilizado por 40% das prefeituras da capital. Já entre as prefeituras do interior, 48% delas utilizam o serviço de mensagem como meio de comunicação com o cidadão.

Notícias relacionadas

Participação política digital

A pesquisa TIC E-Gov também traz informações sobre prefeituras que realizaram nos últimos 12 meses iniciativas de participação dos cidadãos pela Internet. Do total de prefeituras brasileiras, 39% utilizaram em algum momento nos últimos 12 meses consulta online; 35% utilizaram a Internet para realizar enquetes; e 28% fizeram alguma votação online.

Das prefeituras das capitais, 77% realizaram consultas públicas pela Internet. Já as do interior, este número é de 39%. Quando o indicador é enquetes online, 60% das prefeituras das capitais utilizaram tal mecanismo. No interior, foram apenas 35% das prefeituras. Por fim, 58% das prefeituras localizadas em capitais realizaram votações online. Nas demais, foram 28%.

Uso de tecnologia

A pesquisa também aponta que entre os três poderes na esfera federal e estadual, o Judiciário é o que mais utiliza novas tecnologias. O uso de inteligência artificial (IA) está presente em 55% dos órgãos deste poder. O Legislativo vem em segundo, mostrando que IA está presente em 48% das estruturas legislativas do país e no Executivo apenas 20% dele utiliza a tecnologia. O Ministério Publico tem um destaque apontado pela entidade: 50% dos órgãos já utilizam IA.

Sobre a pesquisa

Desde 2013, a pesquisa TIC Governo Eletrônico é realizada a cada dois anos com o objetivo de investigar a incorporação das TIC nos órgãos públicos no Brasil. Segundo o CGI.Br, o uso de TIC no setor público pode ser uma forma de ampliar o acesso aos serviços públicos, tornar os governos mais transparente, além de possibilitar a participação do cidadão. A pesquisa é composta por entrevistas aos gestores de TIC e responsáveis pelos conteúdos digitais de órgãos públicos dos três entes federativos (União, Estados e Municípios) e dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público.

Confira aqui a íntegra da pesquisa divulgada nesta terça-feira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!