Anatel aprova qualidade da banda larga fixa, mas Oi passa por pouco

A Anatel divulgou nesta sexta, 26, os resultados das medições da banda larga fixa realizadas nos estados de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo no mês de junho. Na avaliação da agência, as prestadoras de serviço de comunicação multimídia (SCM) alcançaram as metas em termos de velocidade instantânea e velocidade média. No entanto, foi possível observar a recorrência de índices muito próximos dos limites estipulados – em especial da Oi, que obteve os piores resultados nas três regiões onde atua (a companhia não possui concessão para banda larga fixa em São Paulo).

Notícias relacionadas
O índice de velocidade instantânea mínimo é de que 95% das medições atinjam 20% da velocidade contratada. Segundo as medições, todas as empresas cumpriram a meta, com destaque para a GVT em Minas Gerais, que atingiu 100%; Net no Paraná, também com 100%; GVT no Rio de Janeiro, com 99,29%; e CTBC e Net em São Paulo, onde chegaram a 99,84%. Os piores índices ficaram para a Oi, que registrou 96,08% no mercado mineiro, 96,09% no paranaense e 96,47% no fluminense. Nas medições paulistas, a companhia que teve pior índice foi a GVT, com 99,34%.

Já no indicador de velocidade média, as operadoras precisam atingir no mínimo 60% da velocidade contratada durante o mês. Novamente, segundo a Anatel, todas as empresas conseguiram atingir a média. No entanto, algumas empresas chegaram a entregar mais do que o contratado: GVT em MG (100,33%) e Net no PR (102,46%) e em SP (101,58%). No Rio de Janeiro, nenhuma companhia conseguiu o mesmo feito. Novamente, a Oi registrou o pior índice em três regiões: Minas Gerais, com 83,55%; Paraná com 83,55%; e Rio de Janeiro com 77,24%. Em São Paulo, a Ajato (serviço de banda larga da TVA, agora pertencente à Telefônica) teve o índice mais baixo: 84,14%.

A Anatel verificou também a velocidade média dos mercados pesquisados, dividindo em duas categorias: planos de até 2 Mbps e de acima de 2 Mbps. Em Minas Gerais, a velocidade média da CTBC em planos acima de 2 Mbps foi de 6,7 Mbps; da GVT foi de 12,5 Mbps; da Net, 11,4 Mbps; e da Oi, 6,4 Mbps. No Paraná, a média foi maior: GVT com 14,2 Mbps; Net com 11,6 Mbps; Oi com 6,4 Mbps e Sercomtel com 5,8 Mbps. No Rio de Janeiro houve a maior ocorrência de velocidade média em planos acima de 2 Mbps com a GVT, que registrou 20,4 Mbps, seguida por Net com 11,7 Mbps e Oi com 7 Mbps. No mercado paulista, a maior média foi da Ajato, com 18,9 Mbps; seguida de GVT com 17,1 Mbps; Net com 11 Mbps; Vivo com 8,5 Mbps; e CTBC com 4,9 Mbps.

Os testes consideram a velocidade de upload, download, latência, variação de latência (jitter) e perda de pacotes. As medições foram feitas com voluntários do programa Brasil Banda Larga, escolhidos por sorteio. Os dados foram coletados pelos medidores (os whiteboxes). Importante lembrar que a experiência do usuário também depende da infraestrutura dos provedores de conteúdo, como distância dos servidores, redes de entrega de conteúdo (CDN) e contratos de peering com provedores.

Próximos passos

Segundo o cronograma da agência, a partir de agosto, as próximas medições terão os demais indicadores de rede (latência, jitter, perda de pacotes e disponibilidade), além dos resultados de operadoras no Rio Grande do Norte. A próxima etapa é a de instalar medidores nos estados da BA, SE, AL, ES, SC e RS, além do Distrito Federal, com a divulgação de resultados a partir de outubro. Em seguida, até o dia 31 de outubro, os demais estados da Federação terão a instalação dos medidores, com a divulgação de resultados a partir de dezembro.

Já em operação no Rio de Janeiro, o programa da Anatel promete iniciar as medições da qualidade da banda larga móvel até o final de outubro em todo o País. A agência não utilizará voluntários e avaliará apenas a taxa de velocidade média e de velocidade instantânea. A partir de agosto, serão divulgados os resultados medidos em MG, PR, RJ e SP, com os demais estados seguindo o cronograma das medições da banda larga fixa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!