Alcatel-Lucent anuncia prejuízo de 258 milhões de euros e 5 mil demissões

A Alcatel-Lucent reigstrou prejuízo líquido de 258 milhões de euros no segundo trimestre deste ano. O resultado foi significativamente pior que o verificado no mesmo período do ano passado, quando obtivera lucro líquido de 58 milhões de euros.

Notícias relacionadas
Na semana passada, a fornecedora já havia anunciado ao mercado sua previsão de queda no lucro e provável prejuízo devido à desaceleração econômica global e ao aumento de competitividade nas vendas de aparelhos para redes de telecomunicações.

Além do alerta, a Alcatel-Lucent aproveitou para planejar também um drástico corte de custos para economizar 1,25 bilhão de euros até o final de 2013. Destes, 750 milhões de euros serão poupados apenas evitando custos adicionais.

O pacote de medidas anunciado pela empresa, durante conferência de resultados nesta quinta-feira, 26, prevê a eliminação de cinco mil postos de trabalho até o final do próximo ano e a saída ou reestruturação de suas operações em mercados não rentáveis.

"Está claro, pela deteriorização do ambiente macro e do ambiente competitivo com relação aos preços praticados em certas regiões, desafiando a rentabilidade, que nós precisamos embarcar em uma transformação mais agressiva. Portanto, estamos lançando hoje o Programa de Desempenho para acelerar nossa transformação e reduzir os custos em até 1,25 bilhão de euro até o fim do próximo ano, a fim de continuar à frente da realidade do mercado. Esses tempos exigem ações firmes", disse em nota o CEO da fornecedora, Ben Verwaayen.

Entre abril e junho as receitas da companhia recuaram 7,1%, para 3,55 bilhões de euros, com quedas acentuadas nos gastos com wireless na América do Norte e no oeste da Europa.

O prejuízo operacional ajustado da Alcatel-Lucent no período foi de 31 milhões de euros. Um ano antes a fornecedora de equipamentos para redes de telecom havia registrado lucro operacional bruto de 87 milhões de euros.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!