O Instituto Claro está celebrando quatro anos de parceria com o projeto "1 Milhão de Oportunidades" (1MiO) do Unicef, que conecta jovens vulneráveis a empregos e formações.
Desde o início da colaboração, as empresas do grupo América Móvil no Brasil — Claro, Brasil Center e Global Hitss — já contrataram mais de 12,5 mil jovens, revelou a empresa.
A iniciativa tem um foco especial na diversidade e inclusão. Dentre os jovens contratados, mais de 8 mil são mulheres, das quais 78,6% se autodeclaram negras ou pardas. Ainda, 0,2% se declaram indígenas, 7,2% atuam em áreas tecnológicas e 19,6% são mães.
Entre os homens, foram cerca de 4,5 mil contratados, dos quais 85,5% se autodeclaram negros ou pardos, 0,4% são indígenas e 23% ocupam posições de estágio ou aprendizagem. Além disso, 175 pessoas com deficiência (PCDs) passaram a integrar o quadro de colaboradores das companhias.
Daniely Gomiero, do Instituto Claro, destaca que a parceria é um "círculo virtuoso" que promove o desenvolvimento profissional e pessoal, com muitos dos jovens já tendo participado de outros programas da empresa, como o "Dupla Escola".
Pacto Nacional pela Inclusão das Juventudes
Graças a esse trabalho, a Claro foi convidada a liderar o Grupo de Trabalho sobre Primeiro Emprego no Pacto Nacional pela Inclusão das Juventudes, uma iniciativa conjunta com o Ministério do Trabalho e o Unicef. O reconhecimento reforça o papel da companhia como referência na inclusão produtiva de jovens no Brasil.
"A Claro e o Instituto Claro são parceiros do 1MiO desde seu lançamento. A Claro, como empresa, aprimorou seus processos para inclusão, retenção e desenvolvimento dos jovens e o Instituto fomenta o direito à educação de qualidade e à formação profissional, preparando milhares de jovens para ingressarem no mundo do trabalho", afirma o oficial de Educação do Unicef no Brasil e coordenador da iniciativa 1MiO, Gustavo Heidrich.