Idec sugere medidas contra abuso no telemarketing das teles

telemarketing

[Publicada no Mobile Time] O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) vai apresentar à Anatel, por meio do Comitê de Defesa dos Usuários de Serviços de Telecomunicações (CDUST), propostas para coibir o abuso das ligações indesejadas de telemarketing.

Recentemente, a agência determinou que as principais empresas de telecomunicações implementassem em um mês (ou seja, até meados de julho) uma lista nacional e única de consumidores que não querem receber chamadas de telemarketing com o intuito de oferecer serviços. Porém, para o Idec, a iniciativa, apesar de positiva, é insuficiente para conter a prática abusiva.

O Idec defende que as empresas de telecomunicações só podem entrar em contato com o consumidor para oferecer serviços apenas caso tenham seu consentimento. Outro ponto defendido é que sejam proibidas as ligações automatizadas simultâneas para vários consumidores, a utilização de números alternativos em caso de bloqueio pelo usuário do número identificado na primeira chamada e ligações de números não identificados. O Idec também diz que ligações para idosos e beneficiários do INSS deveriam ser totalmente vedadas.

Notícias relacionadas

Já para os consumidores que permitiram as ligações, o Idec sugere horários semelhantes ao do expediente de trabalho: de segunda à sexta, das 9h às 18h, exceto feriados, e que a empresa possa fazer até uma segunda tentativa de encontrar o usuário. Não mais que isso. E, a próxima ligação só poderá ocorrer depois de seis meses.

Por fim, outra sugestão dada pelo Idec seria a possibilidade de cancelamento da autorização feita pelo consumidor na ligação recebida. Além dessa opção, o cliente também poderá realizar o cancelamento via SAC, ouvidoria, ou envio de mensagem eletrônica.

1 COMENTÁRIO

  1. Excelente contribuição do IDEC. A prática atual dos telemarketing é danosa para para os clientes e afeta a MARCA das Empresas prestadoras de serviços.
    Infelizmente estas medidas tem ser tomadas na defesa dos consumidores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!