Deputado Sandro Alex é designado para o Conselho Consultivo da Anatel

Anatrel
Fachada Anatel

O deputado Sandro Alex (PSD-PR) foi indicado para compor o Conselho Consultivo da Anatel em uma das vagas da Câmara dos Deputados. Com essa designação desta segunda-feira, 26, sobe para quatro o número de integrantes do conselho, que tem 12 vagas. O colegiado está desde outubro do ano passado sem reunião por falta de quórum.

De acordo com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, os nomes para indicação de outros integrantes ao conselho estão na Casa Civil há dois meses aguardando a publicação. Entre esses nomes está o de Oscar Simões, da Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA).

Porém, não há substituições para os representantes do Executivo, vagas ocupadas hoje por ex-integrantes do antigo Ministério das Comunicações Alan Trajano e Flávio Lenz. A justificativa é de que eles têm mandato e não podem ser destituídos sem a comprovação de faltas sucessivas às reuniões. Como não há reunião, a situação é mantida.

Notícias relacionadas

A paralisação do Conselho Consultivo obrigou o governo a recorrer a uma manobra para aprovação do texto do Plano Geral de Metas de Universalização (PGMU), que também aguarda publicação. Para aprovação do plano, que norteia a revisão dos contratos de concessão da telefonia fixa, depende de apreciação do Conselho Consultivo da Anatel. O governo teve que comprovar a impossibilidade de reunião do colegiado para levar o PGMU adiante.

A indicação do deputado Sandro Alex escapou da demora porque independe do aval da Casa Civil. Além do mais, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que assinou a designação, ocupava a Presidência da República, em função da viagem do presidente Michel Temer. Sandro Alex é integrante da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara e está familiarizado com os principais temas do setor, especialmente da radiodifusão.

1 COMENTÁRIO

  1. É lamentável ter de constatar que a situação por que passa o Conselho Consultivo da Anatel, que não se reúne desde o ano passado, não é exclusiva dele. O Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional, desde quando foi instalado (em 2002), também sofre com problemas na indicação e escolha de seus membros – em especial dos representantes da sociedade civil -, e com a descontinuidade dos trabalhos.

    Aliás, a falta de continuidade no funcionamento das instituições participativas, a exemplo dos conselhos de políticas públicas, parece ser mais comum do que se imagina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!