Anatel adota plano para controlar reforçador de sinal de celular

A Anatel vai aumentar as ações de fiscalização dos reforçadores de sinais da telefonia móvel. Para isso estabeleceu um plano de ação para controlar o uso clandestino ou irregular desses equipamentos. Segundo a agência, o uso desses aparelhos de forma irregular pode sobrecarregar as antenas das prestadoras e prejudicar a qualidade da comunicação dos usuários. Esses dispositivos costumam ser requisitados para a melhoria do sinal no interior de lojas e shoppings, por exemplo.

De acordo com o plano, a embalagem do equipamento deverá informar ao consumidor que a instalação do reforçador requer anuência prévia da prestadora de telefonia móvel. Os usuários podem ter de arcar com os custos do projeto e da instalação dos equipamentos que passarão a compor a rede da prestadora. No entanto, de acordo com a área técnica da agência, nas localidades onde a prestadora possui obrigações de cobertura, ela deve prestar o serviço sem onerar o consumidor pela manutenção ou ampliação da cobertura.

Os reforçadores que são utilizados sem anuência das prestadoras de telefonia móvel deverão ser desligados sob o risco de infração administrativa e penal. O uso desses equipamentos pode ser enquadrado como atividade clandestina de telecomunicações que pode resultar em detenção de dois a quatro anos.

Notícias relacionadas

Portaria Anatel nº 785/2017  aprova o Plano de Ação para controlar o uso clandestino de reforçadores de sinais do Serviço Móvel Pessoal.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!