Brasil tem 43% de domicílios conectados e 51% da população é usuária de Internet

O acesso à Internet fixa aumentou no Brasil, mas a disparidade de classes sociais e entre áreas urbanas e rurais continua grande, de acordo com a nona pesquisa TIC Domicílios 2013 divulgada nesta quinta, 26, e realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação sob os auspícios da Unesco (Cetic.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).  Tanto no acesso em residências quanto de usuários de Internet, fica claro que o total no País aumentou, mas ainda há muita gente offline, especialmente nas áreas rurais e entre os mais velhos.

Notícias relacionadas
A proporção de domicílios conectados subiu três pontos percentuais entre 2012 e 2013, chegando a 43% da população, ou 27,2 milhões de residências.  No entanto, enquanto as classes A e B se mantiveram estáveis (98% e 80%, respectivamente), a classe C subiu 3 p.p. e totalizou 39% no ano passado. As classes D e E cresceram 2 p.p., mas ainda possuem apenas 8% dos domicílios conectados. Isso fica mais evidenciado ao se olhar com mais detalhes: segundo a entidade, 24,2 milhões dos domicílios com renda de até dois salários mínimos não têm acesso à Internet.

No recorte por área, 48% dos domicílios urbanos possuem acesso à Internet, crescimento de 4 p.p.. Apesar de ainda estar abaixo, com 15% de penetração, a área rural registrou aumento de 50% (ou 5 p.p.) na comparação anual.  Ainda assim, 7,5 milhões de domicílios rurais não possuem acesso. 

O Cetic.br destaca que a região Sudeste é onde há mais residências conectadas (14,1 milhões), mas também é a que possui mais desconectadas (13,3 milhões). Ainda assim, a disparidade continua a se apresentar de forma muito maior na região Nordeste, onde 4,9 milhões de domicílios possuem Internet e 11,5 milhões não contam com o acesso.

O coordenador da pesquisa do Cetic.br, Winston Oyadomari, diz que o motivo maior da falta de acesso em áreas rurais e na região Norte (onde 1,2 milhão de domicílios são conectados e 3,4 milhões estão offline) é o desinteresse das empresas. "O motivo nas áreas rurais é pela falta de disponibilidade de serviço", declara. O gerente do Cetic.br, Alexandre Barbosa, é mais contundente: "Estes são dados ricos e fundamentais também para o setor privado, que quer investir, prover serviços. Mas quando a maior barreira é o custo, isso é uma mensagem muito clara de que o brasileiro não tem como pagar".

Barbosa ressalta ainda que o Brasil já não tem mais o fenômeno de acessos em lan houses, mas chama a atenção para a falta de incentivo para o acesso em escolas, citando a pesquisa TIC Educação. "Embora políticas de fomento à informática nas escolas tenham tido sucesso grande, porque a maior parte das escolas públicas e privadas tem computador nos laboratórios, apenas 20% das crianças mencionam usar computador nas escolas", relata.

Velocidades

Um dado não muito comentado nos acessos fixos foi o da velocidade da conexão. De acordo com a entidade, não houve grandes mudanças em relação a 2012, além de haver uma dificuldade operacional: 23% dos entrevistados não souberam responder. "É uma dificuldade não apenas de brasileiros, é uma coleta de dados difícil em todos os países, é difícil obter precisão", explica Barbosa. De qualquer forma, a pesquisa aponta que 11% dos que possuem acesso têm velocidade de 256 kbps, 30% tem até 2 Mbps e 20% possuem conexões acima de 8 Mbps. "Importante é a tendência de queda das velocidades mais baixas e aumento das mais altas".

Individual

Pela primeira vez, mais da metade (51%) da população é considerada usuária de Internet pelo Cetic.br, ou 85,9 milhões de brasileiros; um crescimento de 2 p.p. em relação a 2012. Da mesma forma como nos dados sobre domicílios, a disparidade social continua: as classes A (97%) e B (78%) apresentam índices altos, enquanto a classe C têm ainda 49% (crescimento de 2 p.p.) de usuários de Internet e as classes D/E têm 17% (crescimento de 3 p.p.). A entidade ressalta que 49,9 milhões de pessoas com renda familiar de até dois salários mínimos não são usuárias de Internet.

A pesquisa mostra também uma desigualdade em relação à faixa etária: 45,1 milhões de pessoas de 45 anos ou mais não são usuárias de Internet. A maioria dos usuários conectados (22,8 milhões) é composta de jovens de 16 a 24 anos.

Metodologia

A pesquisa TIC Domicílios coletou dados entre setembro de 2013 e fevereiro de 2014 em uma amostra de 16.887 pessoas em 350 municípios brasileiros e com indivíduos acima dos 10 anos de idade. As entrevistas foram presenciais e realizadas a partir de um questionário estruturado pelo Cetic.br. Para a entidade, usuário de Internet é quem acessou pelo menos uma vez nos últimos três meses anteriores à pesquisa. A pesquisa completa pode ser acessada clicando neste link.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!